Como parte de um plano de reaproximação, o presidente americano chega à Cuba neste domingo (20)

O avião com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e sua família aterrissou em Havana, Cuba, na tarde deste domingo (20), por volta das 17h20, horário de Brasília. É a primeira visita de um líder norte-americano em 88 anos.

Barack Obama viajou ao país com sua mulher, Michele Obama e suas duas filhas Malia e Sasha, e deve passar três dias na ilha cubana.

O presidente usou o Twitter para avisar que tinha pousado em Havana: “Que bolá Cuba? Just touched down here, looking forward to meeting and hearing directly from the Cuban people”.

(“Acabei de pousar aqui, estou ansioso para encontrar e escutar diretamente o povo Cubano”, escreveu Barack Obama.)

Programação
O presidente Obama, que viaja com a esposa Michelle, e com as filhas Malia e Sasha, terá um encontro segunda-feira (21) com o presidente Raúl Castro. Entre os temas a serem discutidos estão os direitos humanos, o estímulo ao comércio entre Cuba e Estados Unidos e o desenvolvimento da iniciativa privada em solo cubano.

A viagem prosseguirá na terça-feira (22). Nesse dia, o presidente Obama fará um discurso dirigido ao povo cubano. Em seguida, participará de reunião com integrantes da sociedade civil cubana, incluindo ativistas de direitos humanos e representantes da oposição.

Depois desses encontros, o presidente Obama vai participar do jogo de beisebol entre o Tampa Bay Rays e a equipe nacional cubana. O beisebol é um esporte muito popular tanto nos Estados Unidos quanto em Cuba. O Tampa Bay Rays é um time de beisebol da Florida, que joga na liga profissional norte-americana.

*com informações de Ansa, Reuters

0dxxnyyfje98cjkoiqw9b5tm5