Em Comemoração ao Dia da Árvore Cedae planta 1 milhão de árvores às margens do Guandu
21 de setembro de 2021

Ação de reflorestamento do programa socioambiental Replantando Vida vai capacitar mil apenados ao longo de cinco anos

A Cedae lançou hoje (21/09), Dia Mundial da Árvore, na Rodovia Presidente Dutra, altura de Engenheiro Pedreira, em Japeri, o projeto para recuperação da mata ciliar do Rio Guandu. A iniciativa prevê o plantio de 1 milhão de árvores em até cinco anos numa faixa de 500 hectares, o que corresponde a mais de 700 gramados do Maracanã. Integrantes do projeto Replantando Vida, egressos do sistema prisional plantaram as primeiras 2 mil mudas. Ações de reflorestamento como esta são importantes para combater a escassez de água, erosão e assoreamento, além de fazerem parte do compromisso da Cedae com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU).

Ao longo dos próximos cinco anos, a Cedae oferecerá capacitação técnica na área ambiental para mil apenados participantes do programa Replantando Vida, mobilizando, em média, 200 por ano. Os egressos do sistema penal vão atuar desde a coleta das sementes, germinação e produção das mudas florestais, plantio e manutenção até o monitoramento do reflorestamento. Além dos benefícios ambientais, o projeto proporciona oportunidade de trabalho, capacitação e inclusão social para pessoas em cumprimento de pena.

– O nosso objetivo é atuar cada vez mais alinhados à agenda ESG (ambiental, social e governança). A Cedae já começou a trabalhar e continuará trabalhando para deixar um legado de sustentabilidade ao Rio de Janeiro. O Replantando Vida vem alcançando importantes marcas no que há de mais contemporâneo no cenário mundial referente às questões ambientais e sociais – destacou o presidente da Cedae, Leonardo Soares.

A medida contribui ainda para a qualidade da água bruta do Rio Guandu, tratada na Estação Guandu, a maior do mundo em produção contínua, que processa 43 mil litros de água por segundo, conforme registro no Guinness Book. A ETA abastece mais de 9 milhões de moradores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

– Hoje é um dia muito especial para o meio ambiente. Essa causa é fundamental para a geração atual. Nós já estamos vivendo a urgência da pauta ambiental e precisamos ter consciência para refazer a nossa forma de viver e nos relacionarmos com os bens naturais – declarou Thiago Pampolha, secretário de Estado de Meio Ambiente.

Sobre o Replantando Vida

Unindo preservação ambiental e ressocialização de apenados do sistema prisional estadual, o programa Replantando Vida mantém viveiros florestais na Estação de Tratamento de Águas (ETA) do Guandu, na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de São Gonçalo, na ETE Alegria, no Reservatório Victor Konder, na Caixa Velha da Tijuca, no Complexo do Alemão e na Colônia Penal Agrícola de Magé. As unidades têm capacidade de produzir 1,8 milhão de mudas por ano de 254 espécies nativas da Mata Atlântica, das quais 40 estão ameaçadas de extinção.

As espécies cultivadas nos viveiros da Companhia são usadas na recuperação de matas ciliares e na preservação da Mata Atlântica. Somente em 2021, mais de 78 mil mudas foram distribuídas a projetos de reflorestamento em 41 municípios do Estado do Rio de Janeiro. Ao longo de 20 anos, mais de 4 milhões de mudas foram produzidas.

Todos os viveiros contam com a mão de obra de apenados dos regimes semiaberto, aberto e liberdade condicional que integram o programa, fruto do contrato entre a Cedae e a Fundação Santa Cabrini. Além dos trabalhos ligados à área ambiental, os participantes desempenham diversas atividades dentro da Cedae, como auxílio nos serviços gerais dos setores administrativos e operacionais; confecção de uniformes da companhia e máscaras de proteção contra a Covid-19; manutenção de áreas verdes e jardinagem; obras e reparos. Eles recebem remuneração pelo serviço prestado, auxílios transporte e alimentação, além do benefício de redução de um dia de pena a cada três trabalhados.

Desde sua criação, mais de 4 mil pessoas já passaram pelo Replantando Vida, que é o maior empregador de mão de obra apenada do País. O programa, contrato da Cedae com a Fundação Santa Cabrini, recebeu o reconhecimento pelo ‘Selo Resgata’, concedido pelo Ministério da Justiça em três edições, e foi contemplado com três premiações da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, o prêmio Firjan Ambiental.

Grandes números

1 milhão de árvores em até 5 anos

500 hectares = 700 campos de futebol = 3,47 Jardins Botânicos

ETA Guandu – tratamento de 43 mil litros de água por segundo

9 milhões de moradores abastecidos

Replantando Vida

No projeto: 1.000 apenados, 200 por ano

Hoje, 700 atuam em todas as áreas (limpeza, conservação, manutenção e serviços gerais) – 50 na área ambiental

Sete Viveiros (ETA Guandu, Reservatório Vitor Konder, ETE Alegria, Caixa Velha da Tijuca, Complexo do Alemão, ETE São Gonçalo, Colônia Penal Agrícola de Magé)

Capacidade total de produção de mudas por ano: 1,8 milhão

254 espécies

40 espécies ameaçadas de extinção

Fonte: CEDAE

 
Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: