Dor de estômago: nutricionista ensina 4 remédios caseiros para diferentes causas da dor
23 de março de 2018

A dor de estômago pode ter várias causas e por isso, precisa de diferentes tratamentos. Assim, o importante é descobrir motivo da dor. De acordo com o clínico geral, Dr. Arhtur Frazão, as dores no estômago mais comuns acontecem por excesso de gases, gastrite ou devido à ingestão de alimentos contaminados. Na maioria dos casos, um remédio caseiro bem aplicado pode resolver o problema. Mas, como cuidar em casa?

Quando se tem dores de estômago, normalmente os médicos receitam antiácidos, protetores da parede do estômago ou remédios que aceleram o esvaziamento do estômago. Assim, as receitas caseiras ensinadas pela nutricionista Tatiana Zanin, colunista do site Tua Saúde, buscam seguir os mesmos princípios de medicações receitadas pelos gastroenterologistas.

SE A DOR FOR ACIDEZ NO ESTÔMAGO

A dor no estômago por acidez, geralmente, acontece depois de comer. A nutricionista garante que o suco da batata crua é a melhor opção natural para neutralizar a acidez do estômago. Esse suco, alivia rapidamente a azia e a dor no estômago. Ela também aconselha comer pequenos pedaços de batata crua, que funcionará também como antiácido natural isento de efeitos colaterais.

• Como fazer o suco: Rale uma batata e esprema-a dentro de um pano limpo, por exemplo, até sair todo o seu suco, e beba-o logo a seguir. Não é necessário colocar água. Formará um suco escurinho e em pouca quantidade, é isso mesmo que você vai beber. Este remédio caseiro pode ser tomado diariamente, várias vezes ao dia até mesmo por grávidas.

SE A DOR FOR MÁ DIGESTÃO

Quando a dor de estômago é por má digestão, alguma coisa que você comeu e não te fez bem, a indicação da nutricionista é fazer um chá de Artemísia. Esse chá tem propriedades digestivas, calmantes e diuréticas. Além de acalmar a dor, ele promoverá o esvaziamento do estômago maios rapidamente.

• Como fazer o chá: Adicione 10 a 15 folhas de Artemísia em uma xícara de água fervente e abafe com um pires ou uma tampa. O ideal é aguardar que o chá esfrie e seja levado para a geladeira. Bebidas geladas aliviam a dor de estômago e será benéfico para você.

SE A DOR VEM COM GASES

Quando a dor de estômago vem junto com arrotos, geralmente, é sinal de gastrite. Assim, a indicação é o chá de capim-limão. As propriedades medicinais dessa planta são analgésicas e diminuem os espasmos estomacais. É excelente para as cólicas no estômago e vai reduzir muito a produção de gases e a indigestão.

• Como fazer o chá: Adicione uma ou duas colheres de capim-limão a uma xícara de água fervente. Abafe com uma tampa ou um pires e deixe por pelo menos 15 minutos. Se preferir, deixe esfriar e coloque na geladeira antes de beber. Bebidas frias, como já dito, reduzem as dores de estômago.

SE FOR GASTRITE OU ÚLCERA

Se estamos com gastrite ou úlcera, geralmente, um médico já foi consultado e o tratamento está em andamento. No entanto, a dor no estômago costuma incomodar por um tempo até que os efeitos dos remédios aconteçam. Assim, para aliviar as dores em casa, o mamão papaia é uma ótima opção. O mamão papaia é rico em enzinas (papaína e quimo papaína), que ajudam a regular os níveis de acidez do estômago e decompor as proteínas que ingerimos através da comida. Uma excelente opção para quem faz tratamento contra gastrite e úlcera.

• Como fazer: O aconselhável é comer um mamão todas as manhas em uma semana seguida. Jamais utilize açúcar, no lugar, é possível adicionar uma pequena quantidade de mel, que é antisséptico e antibacteriana. O mel também ajudará no tratamento.

Fonte: Diario de Biologia