Doenças do fígado: Ingerir este alimento pode ajudar a reverter sintomas
27 de dezembro de 2018

As doenças hepáticas são a quinta principal patologia mortal no mundo, de acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Saiba como pode aliviar os sintomas associados à condição através de algumas alterações na sua dieta.

condição que pode surgir devido ao consumo excessivo de álcool ou à obesidade, pode por sua vez causar cirrose e cancro.

De modo a reduzir o risco de contrair a patologia, é aconselhável adotar algumas mudanças mais saudáveis na alimentação.

Mas afinal, que alimentos deve ingerir de modo a reverter o desenvolvimento de doenças hepáticas?

A organização British Liver Trust (Associação de Doenças Hepáticas) alerta para que os indivíduos consumam menos gordura.

Recomenda sobretudo evitar a ingestão de alimentos saturados, tais como manteiga, margarina, banha ou maionese.

Aquela associação aconselha ao invés o uso de alternativas magras de modo a reduzir o risco de aparecimento de doenças do fígado.

Já o consumo de azeite poderá ser capaz de reverter os sintomas associados aquela condição.

O azeite é rico em ómega-3 e segundo uma pesquisa publicada no periódico científico NCBI, a substância é capaz de diminuir o índice de massa gorda (IMC) e a quantidade de lípidos séricos presentes no corpo.

Explicando: “Um pequeno, mas promissor número de ensaios científicos sugerem que os indivíduos que padecem de doenças hepáticas beneficiam com a toma de suplementação à base de azeite”.

“Durante este estudo que durou um ano foram observados 11 pacientes hepáticos, que padeciam da doença desde 2010. A seis dos participantes foram administrados 6,5 mililitros de azeite por dia, enquanto cinco foram selecionados como elementos de controlo”.

“No final do tratamento, os pacientes que haviam tomado os suplementos apresentavam um nível significativamente mais reduzido de enzimas e de triglicéridos no fígado, ao mesmo tempo que tinham índices mais elevados de adiponectina”.

Teme estar a sofrer com uma condição hepática?

O Sistema Nacional de Saúde britânico (NHS) lista cinco sinais de aviso que deve ter em atenção:

1. Dor na parte superior direita do abdómen.

2. Sensação de fadiga ou de cansaço extremo.

3. Perda de peso súbita e inexplicável.

4. Icterícia, ou amarelecimento da pele e dos olhos.

5. Inchaço das pernas, tornozelos ou da barriga.

Fonte: Noticias ao Minuto