Dicas para o empreendedor planejar suas férias
2 de novembro de 2016

Quando se fala em férias, para muitos empresários a primeira resposta que vem a cabeça é “impossível”. Isso porque, normalmente boa parte das informações e responsabilidades ficam centralizados nele, impossibilitando a sua ausência. Ainda mais quando a empresa está naquele período inicial dos 3 primeiros anos de funcionamento, que demanda uma análise muito mais criteriosa por parte do empresário de toda a estratégia da empresa no mercado, e de um controle mais rígido no planejamento financeiro.

Todavia, ficar ligado a maior parte do tempo no “220”, pode se transformar em um problema maior lá na frente. Volta e meia empresários se queixam que estão cada vez mais estressados ou até mesmo ficam doentes, e muito disso tem relação com a renúncia ao lazer. Saber separar aquele momento para família, amigos ou até mesmo só para descansar é pensar na saúde e no seu próprio bem estar.

Sabendo disso, preparamos algumas dicas para que você, empreendedor, se desconecte da empresa e ainda possa ficar com a cabeça tranquila no período de férias. Confira!

Planejar as férias com antecedência

Um dos principais pontos que todo empreendedor deve ficar atento antes de tirar as suas merecidas férias, é definir a data de sua saída com bastante antecedência. Além de aumentar as chances de economia com despesas de viagem, pensando em lado pessoal, por exemplo, ainda é possível definir com maior tranquilidade e precisão as atividades que cada colaborador deverá realizar dentro da empresa na sua ausência.

Um bom planejamento deve-se iniciar respondendo a seguinte pergunta: Qual é o período de sazonalidade de meu empreendimento? Ao identificar essa questão, o empresário pode encontrar o período onde a sua interferência na gestão do negócio seja menos necessária e, dessa forma, poderá planejar suas férias exatamente neste período.

Resolva as pendências

Resolver pendências antes de sair de férias pode parecer algo meio lógico, não? Entretanto, muitos acabam empurrando aquele “pepino” para outra pessoa e com isso, a probabilidade de transformar aquele pequeno problema em algo muito maior aumenta, podendo até em alguns casos enfraquecer o bom relacionamento do empresário com seus clientes, ou o relacionamento do empresário com seus funcionários.

Saiba que não há nada melhor do que deixar tudo resolvido antes de sair de férias. Afinal, é praticamente impossível relaxar quando aquele problema está pendente para se resolver. Entenda que para descansar adequadamente é preciso se desligar totalmente. Pense nisso!

Delegue um encarregado no seu lugar

Saber delegar funções e atividades para os seus funcionários faz parte de um processo em que o empresário deve trabalhar o tempo todo. É preciso entender que delegar funções não é apenas mandar outra pessoa fazer determinada atividade. Essa ação envolve muito mais que isso, é todo um processo de aprendizado que deve ser iniciado muito antes de planejar as férias.

Elaborar um cronograma detalhado das atividades da empresa, pode facilitar a compreensão dos colaboradores com as atividades que devem ser realizadas, contribuindo ainda, para que o empresário tenha um melhor controle do que foi feito dentro da empresa nesse período de férias.

Avise seus clientes

Caso a empresa trabalhe com um modelo de negócio, onde o empresário é o ponto chave do contato da empresa com os clientes, é muito importante deixar avisado sobre a ausência e o tempo que vai ficar fora. Essa ação pode ajudar a estreitar a relação da empresa com os clientes, evitando transtornos futuros.

Uma das opções que se pode utilizar para comunicar os clientes é enviar e-mails individuais para cada um deles, ou até mesmo ligar para os principais clientes do seu negócio. Essa ação é uma gentiliza adicional que poderá contribuir para o estreitamento da relação entre sua empresa e seus consumidores.

Aquele ditado em que diz “É o olho do dono que engorda o gado”, está ficando cada vez mais ultrapassado. É claro que que todo empresário deve acompanhar de perto o desenvolvimento da empresa, mas saber conciliar o lazer com trabalho é a chave para o sucesso pessoal e profissional. Por isso, tire uns dias para pensar em você e deixe que outras pessoas assumam o controle de algumas atividades enquanto você relaxa, com certeza sua mente e disposição estarão muito mais efetivas quando você retornar às atividades e isso acarretará positivamente para o crescimento da sua empresa!

Fonte: https://blog.vhsys.com.br

ferias-blog-vhsys-12-09_01