Foi realizado nesta última terça-feira (29/07) solenidade de entrega do Mapa de Risco Ambiental as 92 cidades do estado. O Mapa de Ameaças Naturais e fruto de um estudo realizado pela Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro buscando minimizar os desastres que aconteceram nestes últimos anos, tendo como exemplo os Municípios Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Japeri, Angra do Reis entre outros municípios como ocorreu enchente em Seropédica nos anos de 1996 e 2010.

Este Mapa classifica as ameaças naturais em todos os municípios do Rio de Janeiro entre os estudos foi classificado os 5 maiores tipos de ameaças, como deslizamentos (18%), inundações (17,8%), Alagamentos (14%), Enxurradas (11,7%) e incêndios Florestais (8,3%). Com o estudo foi possível mapear os problemas por região do estado. A Serra lidera com o maior número de citações com relação a deslizamentos e inundações. Esta é a segunda versão do Mapa de Ameaças (o anterior é de 2012), mas essa é considerada a mais completa pois, pela primeira vez, o estudo obteve respostas dos 92 municípios do estado, contra 84 do primeiro levantamento. A partir da análise, a Defesa Civil iniciará, em agosto, o treinamento das equipes de Defesa Civil de todos os municípios. O objetivo é ensinar a preparar planos de contingência levando em conta as ameaças naturais identificadas em cada cidade.

O Subsecretário de Defesa Civil de Seropédica Major Bombeiro Aguinaldo Serbino esteve presente neste evento e disse: “Este Mapa de Risco é fruto de um profundo estudo realizado pela Defesa Civil do Estado, vai nos ajudar a evitar desastres naturais em período de chuvas intensas. A Prefeitura de Seropédica preocupada com as enchentes que já ocorreram no município se precaveu construindo um canal com 1300 metros de extensão para escoamento das aguas de chuva no km 39 como também uma galeria fluvial entre o Valão dos Bois e o Canal do China, e está fazendo o desassoreamento de todos ao canais e valões do município, com isso iremos acabar com os alagamentos no entorno da Estrada Rio São Paulo”.

Neste encontro o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro Sergio Simões anunciou novamente que Seropédica vai ganhar um destacamento do Corpo de Bombeiros, e destacou que este pedido foi feito anteriormente pelo Prefeito Martinazzo ao Governador Pezão. A área designada para a construção será o antigo local onde era realizada à Expo de Seropédica, a localidade fica no km 46 da antiga estrada Rio-São Paulo (BR-465), entre a Maternidade Municipal e a entrada do Bairro Incra.

DSC04723DSC04725DSC04729DSC04730

 

Na foto abaixo da esquerda para direita: Coronel Sergio Simões, Major Serbino.  e Coronel Freire

 

DSC04734

 

 

Faça o seu comentário