Cravo-da-índia: benefícios do seu chá, óleo, óleo essencial e para que serve
24 de junho de 2018

Confira uma lista com vários tipos de benefícios proporcionados pelo cravo

cravo

cravo-da-índia, popularmente conhecido como cravo e comumente escrito de maneira errônea sem hífen “cravo da índia“, é uma especiaria que cresce no botão floral da árvore de cravo; cientificamente chamada de Syzygium aromaticum.

Encontrado na forma inteira, moído e em pó, o cravo é muito versátil, podendo ser usado como tempero, ingrediente de bolos e biscoitos; bebidas e até mesmo como remédio natural.

Além do seu sabor doce e aromático, o cravo-da-índia é conhecido pelos seus benefícios medicinais.

Benefícios do cravo-da-índia

De fato, estudos em animais descobriram que os compostos presentes no cravopodem trazer vários benefícios para a saúde, incluindo benefício à saúde do fígado e a estabilização dos níveis de açúcar no sangue.

Outros benefícios do cravo incluem:

1. Fonte de nutrientes

cravo-da-índia contém fibras, vitaminas e minerais, portanto, usando cravo inteiro ou em pó para adicionar sabor à sua comida pode fornecer alguns nutrientes importantes.

Dois gramas ou o equivalente a uma colher de chá de cravo moído contém:

  • Calorias: 21
  • Carboidratos: 1 grama
  • Fibra: 1 grama
  • Manganês: 30% da Ingestão Diária Recomendada (IDR)
  • Vitamina K: 4% da IDR
  • Vitamina C: 3% da IDR

A fibra pode ajudar a prevenir a constipação e promover a regularidade, a vitamina C pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico e a vitamina K é um nutriente importante para a coagulação do sangue (confira mais informações sobre esses componentes do cravo nos estudos 1 , 2 , 3).

manganês é um mineral essencial para manter a função cerebral e construir ossos fortes.

Além dos nutrientes listados acima, o cravo-da-índia contém pequenas quantidades de cálcio e vitamina E.

2. Rico em antioxidantes

Além de conter várias vitaminas e minerais importantes, o cravo é rico em antioxidantes.

Antioxidantes são compostos que reduzem o estresse oxidativo, podendo diminuir o risco de desenvolvimento de doenças crônicas.

Um estudo feito em tubo de ensaio descobriu que o eugenol impede o dano oxidativo causado pelos radicais livres cinco vezes mais efetivamente do que a vitamina E, outro potente antioxidante.

Além do eugenol, o cravo-da-índia contém vitamina C.

A vitamina C age como um antioxidante em seu corpo e ajuda a neutralizar os radicais livres, que são compostos que podem se acumular e causar estresse oxidativo prejudicial.

Incluir cravo na sua dieta, juntamente com outros alimentos ricos em antioxidantes pode ajudar a melhorar sua saúde como um todo.

3. Proteção contra o câncer

Algumas pesquisas mostram que os compostos encontrados no cravo podem ajudar a proteger contra o câncer.

Um estudo feito em tubo de ensaio concluiu que o extrato de cravo ajudou a impedir o crescimento de tumores e promoveu a morte celular em células cancerígenas.

Outro estudo, também realizado em tubo de ensaio, teve resultados semelhantes, mostrando que as concentrações de óleo de cravo-da-índia causaram morte celular em 80% das células cancerígenas do esôfago.

O eugenol encontrado no cravo também tem demonstrado ter propriedades anti-câncer.

Um estudo em tubo de ensaio concluiu que o eugenol promoveu efetivamente a morte celular em células de câncer cervical.

No entanto, tenha em mente que esses estudos de tubo de ensaio usaram quantidades muito concentradas de extrato de cravo, óleo de cravo e eugenol.

eugenol é tóxico em quantidades elevadas e a ingestão excessiva de óleo de cravo pode causar danos no fígado, especialmente em crianças. Mais pesquisas são necessárias para determinar como quantidades menores podem afetar os seres humanos.

4. Pode matar as bactérias

cravo-da-índia também tem propriedades antimicrobianas, o que significa que ele pode ajudar a impedir o crescimento de microrganismos como bactérias.

Um estudo feito em tubo de ensaio mostrou que o óleo essencial de cravo foi eficaz no combate a três tipos comuns de bactérias, incluindo E. coli, uma cepa de bactéria que pode causar cãibras, diarreia, fadiga e até a morte.

Além disso, as propriedades antibacterianas do cravo podem até ajudar a promover a saúde bucal.

Em um estudo de tubo de ensaio, descobriu-se que os compostos extraídos do cravo impediam o crescimento de dois tipos de bactérias que contribuem para a doença da gengiva.

Outro estudo realizado com 40 pessoas testou os efeitos de um enxaguante bucal à base de ervas, composto por óleo de melaleuca, cravo e manjericão.

Após o uso do enxaguatório bucal por 21 dias, houve melhorias na saúde da gengiva, bem como redução de placa bacteriana e bactérias na boca.

Em combinação com a escovação regular e higiene bucal adequada, os efeitos antibacterianos do cravo podem apresentar benefício para sua saúde bucal.

5. Pode melhorar a saúde do fígado

Estudos mostram que os compostos benéficos no cravo podem ajudar a promover a saúde do fígado.

Um estudo em animais alimentou ratos com doença hepática gordurosa com óleo de cravo ou eugenol.

Ambas as misturas melhoraram a função hepática, reduziram a inflamação e diminuíram o estresse oxidativo.

Outro estudo em animais mostrou que o eugenol encontrado no cravo ajudou a reverter os sinais de cirrose hepática ou cicatrizes no fígado.

Infelizmente, a pesquisa sobre os efeitos de proteção do fígado de cravo e eugenol em humanos é limitada.

No entanto, um estudo descobriu que tomar suplementos de eugenol por uma semana diminuiu os níveis de GST, uma enzima envolvida na desintoxicação, que é frequentemente um marcador de doença hepática.

6. Pode ajudar a regular o açúcar no sangue

Os compostos encontrados no cravo podem ajudar a manter o açúcar no sangue sob controle .

Um estudo em animais descobriu que o extrato de cravo ajudou a moderar o aumento de açúcar no sangue em ratos diabéticos.

Outro estudo em tubo de ensaio e em animais analisou os efeitos do extrato de cravo-da-índia e da nigericina, um composto encontrado em cravo-da-índia, tanto em células musculares humanas quanto em camundongos diabéticos.

Descobriu-se que o cravo e a nigericina aumentam a captação de açúcar do sangue para as células, aumentam a secreção de insulina e melhorando a função das células que a produzem.

A insulina é um hormônio responsável pelo transporte de açúcar do sangue para as células. O bom funcionamento da insulina é essencial para manter os níveis de açúcar no sangue.

7. Pode promover a saúde óssea

A baixa massa óssea é uma condição que afeta cerca de 43 milhões de adultos idosos apenas nos EUA; e pode levar ao desenvolvimento de osteoporose, o que pode aumentar o risco de quebras e fraturas.

Alguns dos compostos do cravo-da-índia ajudam a preservar a massa óssea. Um estudo realizado com animais descobriu que o extrato de cravo-da-índia, rico em eugenol, melhorou vários marcadores de osteoporose e aumentou a densidade e a força óssea.

cravo também é rico em manganês, proporcionando 30% da quantidade diária recomendada em apenas uma colher de chá (dois gramas) de cravo moído.

O manganês é um mineral que está envolvido na formação do osso e é incrivelmente importante para a saúde dos ossos .

Um estudo em animais descobriu que tomar suplementos de manganês por 12 semanas aumentou a densidade mineral óssea e o crescimento ósseo.

No entanto, a pesquisa atual sobre os efeitos do cravo na massa óssea é limitada a estudos em animais e em tubos de ensaio. Mais pesquisas são necessárias para determinar como isso pode afetar a formação óssea em humanos.

8. Pode reduzir úlceras no estômago

Algumas pesquisas indicam que os compostos encontrados no cravo podem ajudar no tratamento de úlceras estomacais .

Também conhecidas como úlceras pépticas, as úlceras estomacais são feridas dolorosas que se formam no revestimento do estômago, duodeno ou esôfago.

Elas são mais comumente causadas ​​por reduções no revestimento protetor do estômago, devido a fatores como estresse, infecção e genética.

Em um estudo com animais, o óleo essencial de cravo mostrou que ele pode aumentar a produção de muco gástrico.

O muco gástrico funciona como uma barreira e ajuda a prevenir a erosão do revestimento do estômago dos ácidos digestivos.

Outro estudo realizado com animais descobriu que o extrato de cravo-da-índiaajudou a tratar úlceras do estômago e teve efeitos similares a vários medicamentos anti-úlcera.

Embora os efeitos anti-ulcerosos do cravo e seus compostos possam ser promissores, são necessários mais estudos sobre seus efeitos em humanos.

Anote o recado

cravo tem muito benefício potencial para a saúde, incluindo a manutenção do açúcar no sangue e o bloqueio do crescimento de bactérias.

Tal como acontece com muitos alimentos saudáveis, eles são mais eficazes quando incluídos como parte de uma dieta saudável e equilibrada. Tente integrar algumas porções de cravo por semana em suas refeições.

Você pode facilmente incorporar cravos-da-índia em muitos pratos. Eles vão trazer um sabor quente e distinto para pratos salgados e sobremesas.

Você também pode ferver o cravo inteiro em água por cinco a dez minutos para fazer uma xícara de chá de cravo.

Fonte: www.ecycle.com.br