O sistema digestivo do cão é uma das partes mais importante do corpo. Sua função é retirar os nutrientes indispensáveis dos alimentos ingeridos para o desenvolvimento e manutenção do organismo. É formato pelo canal alimentar e as estruturas acessórias, como lábios, língua, dentes e glândulas extramurais. 

Assim como todo o corpo, o sistema digestivo do cão também sofre quando algo afeta o organismo. Na verdade, transtornos digestivos são muito comuns e a maioria desaparece em poucos dias. É importante conhecer os problemas que mais atingem essa região para saber como agir. 

Problemas que mais afetam o sistema digestivo do cão

Assim como todo o corpo, o sistema digestivo do cão também sofre quando algo afeta o organismo
reprodução shutterstock

Assim como todo o corpo, o sistema digestivo do cão também sofre quando algo afeta o organismo

Indiscrição dietética, alergias alimentares e hipersensibilidades

Uma das principais causas de transtornos digestivo é ingerir alimentos inadequados, lixo ou elementos não digestíveis. Os sintomas nesses casos são vômitos ou diarreia aguda, seguida de uma grande perda de apetite. O diagnóstico costuma ser feito através de exames, mas pode haver a necessidade de um estudo mais profundo com raio-X.

O tratamento depende muito de cada situação. Às vezes é utilizado carvão ativado por via oral para encontrar toxinas, em outros casos é oferecido remédios homeopáticos e recomendado seguir uma dieta natural. 

Gastrite inflamatória e doença inflamatória intestinal

Esse tipo de problema geralmente é ocasionado por estresse e dietas pouco saudáveis. Os sintomas são bem variados, mas normalmente ocasionam perda de apetite, vômito e diarreia. No tratamento é prescrito medicamentos injetáveis e antibióticos, já nos casos crônicos é receitado prednisona para reduzir a inflamação.

Parasitas intestinais

Parasitas intestinais podem afetar cães de todas as idades, mas os filhotes são os mais predispostos. O modo mais comum de transmissão é através do ciclo fecal-oral. Além disso, o estresse e má alimentação são fatores que ajudam no crescimento excessivo do número desses parasitas.

Os donos devem ter em mente o quanto esse problema é preocupante, precisando de atendimento médico imediato. O diagnóstico é feito através de exame de fezes e só depois o veterinário poderá recomendar o medicamento para a desparasitação.

Há alguns métodos caseiros que também ajudam no combate dos parasitas, como oferecer sementes de abóbora e óleo de gérmen de trigo, ótimo no controle das tênias. Para eliminar os vermes no tubo digestivo, adicione fibra à dieta em forma de farelo de aveia ou trigo. 

Doenças do pâncreas

Geralmente, cães com doenças no pâncreas apresentam diarreia, aumento de apetite e perda de peso. Isso pode ocorrer devido à deficiência de enzimas pancreáticas, chamado de insuficiência pancreática exócrina. Ou, a causa dos sintomas pode ser uma pancreatite aguda ou crônica. O diagnóstico é feito através de exame físico e de sangue. 

A importância da alimentação

A alimentação tem um impacto significativo na saúde do sistema digestivo. É muito importante só oferecer ração de qualidade e adequada para as caraterísticas do animal
reprodução shutterstock

A alimentação tem um impacto significativo na saúde do sistema digestivo. É muito importante só oferecer ração de qualidade e adequada para as caraterísticas do animal

Como visto, a alimentação tem um impacto significativo na saúde do sistema digestivo. É muito importante só oferecer ração de qualidade e adequada para as caraterísticas do animal. Às vezes, uma mudança na dieta pode ser fazer a diferença na vida do peludo.

Além disso, como muitas das condições gastrointestinais podem ser permanentes, talvez a melhor saída seja iniciar um tratamento nutricional de longo prazo. Consulte um veterinário de confiança para montar uma grade alimentar adequada ao sistema digestivo do cão .