Você conhece a importância da alimentação saudável? Além de ser essencial para a manutenção da nossa saúde, uma alimentação balanceada e saudável proporciona ainda outros inúmeros benefícios!

Diminui o risco de doenças

Uma alimentação saudável é importante para prevenir o surgimento de diversas doenças, já que oferece todos os nutrientes necessários para a defesa do nosso organismo.

Além disso, uma dieta equilibrada contém menos açúcar, sódio, gordura trans e aditivos (conservantes, corantes, aromas, etc.), evitando o surgimento de diabetes tipo 2, hipertensão, câncer e obesidade.

Atua no controle do peso

Uma alimentação saudável tende a apresentar menos calorias e maior teor de fibras, ajudando a regular nosso apetite e diminuir a absorção de gordura da dieta, favorecendo assim a perda de peso.

Melhora a disposição e energia

A energia necessária para que o nosso corpo e o nosso cérebro funcionem de maneira adequada vem dos alimentos! Portanto, uma alimentação saudável é indispensável, já que oferece nutrientes que funcionam como um combustível aumentando a energia e disposição para o dia a dia.

Previne o envelhecimento precoce

Nosso corpo produz radicais livres diariamente, tanto por processos naturais como a respiração, como por fatores externos (poluição, estresse, má alimentação, tabagismo, consumo de álcool, etc.).

Em excesso, esses radicais livres são extremamente prejudiciais a nossa saúde, provocando o surgimento de doenças e o envelhecimento precoce. É aí que entra a importância da alimentação saudável, uma vez que oferece substâncias antioxidantes que combatem os danos causados pelos radicais livres, retardando o envelhecimento.

Melhora o humor e a qualidade do sono

A importância da alimentação saudável também está relacionada com uma boa noite de sono e o bom humor! Isso porque uma dieta saudável contém alimentos ricos em triptofano (ex. banana, abacate, cacau e oleaginosas), um aminoácido que estimula a produção de serotonina e melatonina, hormônios relacionados com a sensação de bem estar e com o sono, respectivamente.