Como Identificar e Tratar a Má Circulação Sanguínea
26 de setembro de 2015

Seu sangue faz um trabalho fantástico para transportar nutrientes e oxigênio para todas as partes do seu corpo e, por isso, se você tem um problema com seu sistema circulatório, ele pode afetar toda a sua saúde. A má circulação normalmente decorre de outros fatores, mas é importante que você esteja ciente dos sinais de alerta que indicam um problema, bem como dos passos que pode tomar para melhorar a condição. Este artigo mostrará alguns sintomas comuns da má circulação, bem como algumas dicas para tratá-la em casa.

cuide de seu sangue

Os Sintomas da Má Circulação

1. Sensação de dormência
Quase todos nós, alguma vez na vida, já dormimos em cima do próprio braço e estamos familiarizados com aquela sensação de formigamento e dormência que resulta disso. Essa sensação surge porque você inadvertidamente limitou a sua circulação sanguínea. Se você possui com certa frequência uma sensação semelhante em seus membros, mas sem um motivo óbvio, pode ser um sinal de que a sua circulação sanguínea não está funcionando como deveria.
2. Perda de Apetite
Se você não sente fome mesmo se pula uma refeição, isso pode indicar um problema circulatório. Seu fígado envia sinais para o seu cérebro para dizer que você está com fome, mas só pode fazer isso quando recebe o fluxo sanguíneo adequado. Esse sintoma também pode causar a perda de peso ao longo do tempo, pois você come menos.
3. Frio nas mãos e pés

Má Circulação

Seu fluxo de sangue também é responsável por garantir que o seu corpo permaneça em uma temperatura saudável – esfregar as mãos quando estamos com frio, por exemplo, é uma resposta natural que todos nós temos para tentar incentivar o sangue a fluir mais rapidamente e nos aquecer. Se a sua circulação está comprometida, áreas do corpo com muitas terminações nervosas – como as mãos e os pés – podem ficar excepcionalmente frias.
4. Descoloração na pele
A cianose é uma condição caracterizada por uma ligeira descoloração da pele devido aos baixos níveis de oxigênio, logo abaixo da superfície da mesma. Se você tem má circulação, poderá observar sinais de cianose, e seus dedos das mãos e pés podem parecer-se ligeiramente feridos ou avermelhados.
5. Varizes
Se o seu sangue não está sendo bombeado como deveria, a pressão pode aumentar e fazer com que suas veias se torçam e inchem. As varizes resultantes tendem a aparecer na parte inferior das pernas e causar dores ou coceira. As varizes podem ser tanto um sintoma como uma causa da má circulação, mas também existem alguns remédios caseiros específicos que você pode usar para tratá-los.
6. Unhas quebradiças e queda de cabelo

Má Circulação

Suas unhas e cabelo podem fornecer alguns dos sinais mais claros de que o seu sangue não está distribuindo a quantidade necessária de nutrientes pelo seu corpo. O cabelo pode tornar-se fino, seco e até mesmo começar a cair, tanto em homens como em mulheres. Suas unhas ficarão mais fracas e mais propensas a quebrar.
7. Inchaço e úlceras nas pernas
Em casos extremos, a má circulação pode causar inchaço nas extremidades. Se as suas mãos ou pés começarem a inchar, isso pode ser o resultado de um fluxo de sangue lento, o que faz com que fluidos se acumulem. Úlceras na perna são partes inflamadas ou feridas na pele, caracterizadas por uma erupção que se recusa a ir embora. Se você notar manchas vermelhas ou inchaço em torno de seus tornozelos ou pernas, você pode ter problemas de circulação.
8. Exaustão
A diminuição do fluxo sanguíneo significa que menos oxigênio e nutrientes atingem os músculos e, assim, você acaba ficando cansado muito mais facilmente. Falta de ar, dores musculares e incapacidade de executar tarefas físicas que normalmente deveriam ser fáceis são todos indicadores de má circulação.
9. Aperto no peito

má circulação

O seu coração bombeia o sangue para todo o corpo, mas também precisa receber uma abundância de fluxo para si. Se isso não acontece, você pode desenvolver angina, que é caracterizada por uma sensação de aperto no peito. Se a dor reaparece em surtos, isso pode ser um indicador comum de má circulação.
10. Baixa libido ou disfunção erétil
A má circulação pode causar problemas associados a libido tanto feminina quanto masculina, pois os órgãos reprodutivos requerem um fornecimento considerável de sangue para funcionar corretamente. O problema óbvio que pode afetar os homens é a disfunção erétil, enquanto as mulheres podem sofrer de ciclos menstruais irregulares e uma perda de energia e vontade de fazer sexo.
11. Esquecimento e problemas de concentração

O cérebro é outro órgão que precisa ser alimentado com um fornecimento regular de oxigênio, e apenas recebe a quantidade necessária quando o seu sangue está fluindo como deveria. A má circulação afeta a sua capacidade de concentração e atenção no dia-a-dia, e pode ter um impacto negativo sobre as memórias de curto e longo prazo.

 

12. Problemas digestivos

Se o fluxo de sangue diminui, isto terá um impacto sobre um grande número de processos corporais e a digestão é um deles. Isso pode reduzir a frequência com que o seu intestino funciona e até mesmo contribuir para a constipação.

 
O que você deve fazer se tem má circulação?
Se você está exibindo muitos dos sinais de má circulação, é importante saber o que fazer a seguir. Em primeiro lugar, se você está preocupado com os seus sintomas ou se eles estão lhe causando grande dor e desconforto, é extremamente importante que você marque uma consulta médica imediatamente. A má circulação pode-se ser um sinal de outras doenças como a diabetes, doença arterial periférica, doença cardíaca, obesidade ou coágulos de sangue. Por isso, é extremamente importante fazer um check-up com o seu médico.

 

No entanto, há também uma série de mudanças de estilo de vida que podem ajudar a combater a má circulação, ou impedir que você desenvolva esse problema. Aqui estão alguns dos mais recomendados:

 

1. Mantenha-se em movimento.

É a natureza do mundo em que vivemos hoje passarmos uma quantidade enorme de tempo inativos e sentados. Entretanto, o seu sistema circulatório requer movimento para funcionar corretamente, e o exercício diário regular (mesmo uma curta caminhada de 30 minutos) é a melhor maneira de manter o bombeamento de sangue funcionando regularmente e afastar os sintomas.

 

2. Não exagere no álcool ou estimulantes

Estimulantes como o café, bebidas energéticas e pílulas de dieta têm um efeito no seu sangue. Se você abusa deles, isso pode levar à má circulação e problemas maiores no futuro. Café e chá têm alguns benefícios para a saúde e você não precisa cortá-los completamente, mas tente reduzir para 2 a 3 xícaras por dia. Evite outros estimulantes completamente. Da mesma forma, o consumo de álcool deve ser limitado a não mais de 1 ou 2 unidades por dia.

 

3. Pare e relaxe

O estresse não é bom para o coração, e pode ter um impacto maior sobre a sua circulação sanguínea do que você imagina. Tire algum tempo para relaxar em um banho quente, fazer alguns exercícios de yoga, meditar por 5 minutos, ou sentar-se em um quarto iluminado por velas perfumadas e ler. Seja qual for o relaxamento, o que importa é que você o faça!

  1. Use óleo de alecrim

Músculos tensos e contraídos podem comprometer o fluxo de sangue e levar a problemas associados à má circulação. Se você sofre de cãibras ou sente tensão em torno do pescoço, ombros ou pernas, peça a alguém para massagear óleo essencial de alecrim misturado com azeite de oliva na área do problema. Use 20 a 30 gotas de óleo de alecrim para cada 60ml de azeite de oliva. Óleo essencial de lavanda pode ajudar também.

 

  1. Combine banhos quentes e frios

Quando estiver tomando banho, tente aplicar água quente e logo depois fria nas áreas afetadas pela má circulação. A água quente faz com que o sangue vá rapidamente à região, e a água fria encoraja-o a acelerar de volta em direção aos seus órgãos. Pode ser um pouco desconfortável, mas isso ajuda a manter o movimento do seu sistema circulatório e sua pele oxigenada.

 

  1. Adicione castanhas e sementes à sua dieta

Diversas castanhas e sementes contêm diferentes componentes que podem reduzir a inflamação e o dano oxidativo celular dentro de seus vasos e artérias, mantendo seu sangue circulando livremente. Nozes e amêndoas são duas das melhores castanhas para se consumir, e as melhores sementes incluem a linhaça, a chia e a semente de abóbora. Para ver ainda mais alimentos que podem limpar suas artérias naturalmente, clique aqui.

Má Circulação

  1. Escolha a postura certa

O mal alinhamento da coluna vertebral é uma receita para a má circulação. Tente treinar seu corpo para que ele mantenha uma boa postura naturalmente, com alguns exercícios de yoga.

 

  1. Crie a salada perfeita

Os vegetais são fantásticos para o seu coração e a função circulatória e, se você usar a combinação certa em sua salada, eles podem ajudar a impulsionar suas defesas contra a má circulação. Tente manter as coisas variadas – misture folhas verdes escuras, como couve ou espinafre, com pimentão, aipo, pepino, cebolas e azeitonas. Em vez de croutons, use as nozes e sementes mencionadas antes. Por último, adicione salsinha, uma das melhores ervas para uma circulação saudável.

  1. Arranque o problema pela raíz

Alho, cebola e gengibre são vegetais de raiz que deveriam fazer parte da dieta de todo mundo. Eles têm incontáveis benefícios, incluindo a estimulação do sistema circulatório. Todos os três são excelentes anti-inflamatórios e podem ajudá-lo de muitas maneiras!

Má Circulação

10. Mude para o chá verde

O chá verde é maravilhosamente saudável, e proporciona muitos dos benefícios dos estimulantes sem os problemas associados. Ele irá lhe fornecer muita energia, sem quaisquer efeitos adversos sobre a sua circulação sanguínea.

 

11. Olhe para os seus pés

Ou, mais especificamente, para seus sapatos. Pode parecer improvável, mas um bom par de sapatos pode realmente reduzir o impacto que andar tem sobre o seu corpo. Se os seus sapatos são muito apertados ou têm a forma errada, pode ser hora de trocá-los, para o bem da sua circulação.

 

12. Tempere sua vida

Muitas especiarias podem ajudar a melhorar a circulação, mas a pimenta caiena é considerada uma das melhores. Ela também estimula o metabolismo e limpa os seios da face, então você tem motivos de sobra para adicionar um pouco de calor ao seu prato favorito!

 

Nota: As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

 

 

 

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: