Comitê Guandu-RJ vai realizar 3° Fórum de secretários municipais de meio ambiente
6 de dezembro de 2019

Será realizado na próxima segunda-feira (09) o Fórum de Secretários de Meio Ambiente do Comitê Guandu-RJ. A terceira edição do encontro vai acontecer no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Piraí/RJ, às 10h, com o objetivo de envolver os municípios na gestão das águas, apresentando os projetos, recebendo as demandas e construindo soluções para problemas nas áreas de saneamento, abastecimento, combate a incêndios e recuperação florestal, entre outros.

Na pauta estão incluídos itens como o ICMS Ecológioco, que possibilita aos municípios acesso a parcelas maiores dos recursos financeiros arrecadados pelos Estados através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços em razão do atendimento de determinados critérios ambientais; o potencial turismo ecológico nas serras históricas do Matoso em Piraí e do Piloto na Costa Verde e ; as agendas e projetos de saneamento do Comitê Guandu-RJ, como o Raio X do Saneamento e o Saneamento Rural, entre outros assuntos.

Os encontros têm resultado em avanço na gestão de recursos hídricos em importantes agendas como saneamento e combate a queimadas. O Comitê recebe a demanda dos gestores municipais que conhecem a realidade de seus munícipes e aprimoram a construção dos projetos para que possam sei mais abrangente. Exemplo foi o debate sobre o plano de combate a queimadas que, além de diagnóstico e planejamento para combate, prevenção e mitigação, já resultou na doação de EPIs de Suprimentos de combate às chamas, feito pelo Comitê aos municípios, de acordo com a necessidade de suas brigadas. “É importante articular, conhecer os projetos e fazer parte das ações do Comitê que trazem benefícios aos municípios da bacia. O Fórum é um espaço propício para essa participação”, comentou Mário Luiz Dias Amaro, Secretário Municipal de Meio Ambiente de Piraí/RJ.

 Ao todo, quinze municípios fazem arte da região hidrográfica II do estado do Rio de Janeiro, que tem a gestão e atuação do Comitê Guandu-RJ. A ideia do Fórum é reunir os municípios para fortalecer a gestão das águas nesta região: “queremos aperfeiçoar a gestão participativa e a governança da água entre os gestores dos quinze municípios da bacia. É um meio para o fortalecimento das ações”, explicou Andreia Loureiro (P. M. Queimados) diretora do Comitê Guandu-RJ.

 A reunião é aberta à sociedade e a organizações interessadas. Mais informações sobre as ações e projetos do Comitê Guandu-RJ estão disponíveis no site do colegiado.

Geraldo Rocha, Coordenador da Defesa Civil do município de ParacambiRJ, destacou a importância do plano, do grupo e da articulação dos órgãos que trabalham no combate a incêndios.

Mesa diretora coordenou o debate das pauta.s Lívia Soalheiro, Paulo de Tarso Pimenta, Andreia Loureiro, Julio Antunes, João Bosco Salles e Nelson Reis