Comitê Guandu participará de congresso sobre saneamento ambiental
5 de outubro de 2015

A partir do dia 4 de outubro, o Riocentro sediará o 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que tem como tema as “Alterações Climáticas e a Gestão do Saneamento Ambiental”. O Comitê Guandu participará do evento com representantes de outros Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs), que fortalecerão as discussões e apresentará casos de sucesso, como o Plano de Contingência para o Abastecimento de Água (PCA/Guandu), dentre outros.

Com a expectativa de receber 6 mil pessoas, o evento acontece até o dia 8 de outubro. Na programação estão previstos painéis, mesas redondas, apresentação de trabalhos técnicos, seminários, visitas técnicas e workshops.

Na mesa de abertura, o painel “Mudanças climáticas e saneamento ambiental” refletirá sobre os desafios do setor de saneamento no cenário de mudança de temperatura do planeta. Outras vertentes do mesmo tema, como crise hídrica, planejamento e gestão de recursos hídricos, meio ambiente e sustentabilidade serão debatidos em outras mesas ao longo da programação.

O Comitê Guandu participará do evento com um grupo liderado pelo diretor geral, Julio Cesar O. Antunes. Para ele, a reunião de prefeitos, secretários, presidentes de empresas e representantes de órgãos internacionais ilustram a importância do setor na sociedade. “É uma área de avanço de discussões, pois alguns temas são próximos, como meio ambiente e saneamento básico. Essa proximidade dá uma visão mais ampla de alguns assuntos. Em relação a despoluição da Baía de Guanabara para a Olimpíada Rio 2016, por exemplo, além de água e esgoto há questões que envolvem os resíduos sólidos e a conservação do manancial”, explica.

Sobre a participação dos CBHs no evento, o diretor Julio Antunes conta que objetivo é chamar a atenção do público para os projetos deliberados pelos comitês do Estado. “Vamos tentar atrair o maior número de pessoas e de autoridades para o estande dos comitês e fortalecer o trabalho de proteção das microbacias. O desafio é conseguir aliar o desenvolvimento econômico de uma forma mais ordenada e diminuir os impactos ao meio ambiente”, finaliza o diretor.

Outras ações
No congresso também serão realizados o 2º Fórum de Meio Ambiente, o 4º Fórum de Resíduos Sólidos e a 11ª Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (Fitabes).
O 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental acontece no Riocentro, localizado na Avenida Salvador Allende 6555 – Barra da Tijuca. O horário de visitação é das 9h às 19h.

28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: