Cientistas recriam por acidente mecanismo gerador do Big Bang
2 de novembro de 2019

Experimento pode levar a novas formas de propulsão para viagens aéreas ou espaciais, ou mecanismos de geração de energia limpa, com emissão zero

Uma equipe de cientistas da Universidade Central da Flórida (UCF) recriou, por acidente, os mecanismos que podem ter levado à detonação do Big Bang. Esta informação é crucial para que os cientistas possam entender a origem do nosso universo.

Não há um consenso sobre o que causou o Big Bang. Alguns cientistas acreditam que ele foi resultado de uma gigantesca estrela que se transformou em uma supernova, mas ninguém sabe ao certo o que faz uma estrela entrar em ignição.

A equipe pesquisava novas técnicas para propulsão a jato quando descobriu que, ao aplicar uma quantidade exata de turbulência, uma chama estática (como a de uma vela) poderia auto-acelerar e detonar, com uma velocidade cinco vezes maior do que a do som.

“Usamos a turbulência para aprimorar a mistura das reações ao ponto em que há uma transição violenta que essencialmente leva a uma supernova, ou uma explosão estelar em termos simplificados. Estamos pegando uma chama simples e fazendo com que reaja a cinco vezes a velocidade do som”, disse Kareem Ahmed, professor assistente do Departamento de Engenharia Mecânica e Aeroespacial da UFC.

As explosões foram criadas usando um “tubo de choque turbulento” desenvolvido pelos pesquisadores, que permitiu que elas fossem analisadas em um ambiente controlado. Lasers e câmeras de alta velocidade foram usados para monitorar as reações e indicar os fatores necessários para que uma chama de torne uma violenta reação hypersônica.

Além de nos fornecer uma pista sobre a origem do universo, a descoberta pode ter aplicações como viagens aéreas ou espaciais mais rápidas e novos sistemas de geração de energia com emissão zero, já que todos os produtos usados na combustão são convertidos em energia.

Fonte: UCF Today

Via: Olhar Digital