CARIBE PODE NOVAMENTE SER DEVASTADO POR MAIS UM FURACÃO
17 de setembro de 2017

Na madrugada desde domingo (17), no oceano Atlântico se formou outra tempestade tropical que nas próximas horas se transformará em furacão e afetará as zonas que já foram destruídas pelo furacão Irma, informa a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA, sigla em inglês).
Trata-se da tempestade Maria, que por enquanto se localiza na parte oriental do mar do Caribe, a cerca de 740 quilômetros a sudeste das Pequenas Antilhas e está se dirigindo em direção noroeste com ventos de até 100km/hora. De acordo com as previsões da NOAA, nas próximas 48 horas, a tempestade se fortalecerá e se tornará um furacão de categoria 1.

Já foram emitidos alertas para Barbados, Santa Lúcia, Martinica, São Vicente e Granadinas, Dominica e São Martinho, bem como para Antígua e Barbuda, São Cristóvão e Nevis, Montserrat e Guadalupe. Assim, Maria voltará a atormentar várias ilhas caribenhas que na semana passada já foram devastadas pelo furacão Irma.

Furacão Irma seria um ‘invento do homem’?
Neste sábado (16), no Atlântico oriental se formou ainda outra tempestade tropical: a Lee. Contudo, as previsões indicam que este ciclone não se intensificará e que nas próximas 48 horas provavelmente passará a depressão tropical sem atingir a terra.
Estas novas tempestades atlânticas se juntam ao furacão José, que está a cerca de 680 quilômetros a leste do Cabo Haterras (Carolina do Norte, Estados Unidos), e que pode atingir o território dos EUA em breve.