Em Japeri, capela criada por Oscar Niemeyer deve começar a ser erguida
2 de outubro de 2017

As curvas marcantes de Oscar Niemeyer prestes a se fundir ao verde de Japeri. A cidade da Baixada Fluminense deve iniciar até a metade do ano que vem a construção do Centro Ecumênico Menino de Jesus de Belém, no alto da Pedra Lisa, no bairro de mesmo nome. O espaço contará com uma capela, além de uma grande praça com restaurantes e estacionamento.

— É uma estrutura muito simples, de fácil construção e com a leveza necessária para a integração com a natureza local — descreve, no projeto, o arquiteto Jair Valera, coautor dos traços, ao lado de Niemeyer.

A iniciativa vai reforçar o turismo religioso na região e resgatar uma história que antigos moradores de Japeri guardam na memória. Segundo a crença local, no século 18, bandeirantes instalaram por aquelas terras uma capela do Menino Jesus de Belém. Teria sido a primeira igreja do município.

Entretanto, com o passar dos anos, o templo se perdeu, e ninguém sabe exatamente onde a capela foi construída.

 

— Com a construção do Arco Metropolitano, acharam escombros de uma capela que pode ser essa do Menino Jesus, não sabemos ainda. Mas a gente queria resgatar essa história. Por isso, vamos levantar a capela. A Pedra Lisa fica numa área de fácil acesso do município — explica o secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Vinicius Oliveira de Araújo, de 26 anos.

Em buscar de patrocínio

A Prefeitura de Japeri busca, agora, patrocinadores que queiram ajudar a bancar o projeto, que foi totalmente doado pelo escritório Ana Niemeyer Arquitetura.

As obras para construir a capela são estimadas em cerca de R$ 1,8 milhão.

— Vou torcer para que saia do papel — garante Paul Niemeyer, bisneto do arquiteto.

O projeto

A área total a ser construída será de 7.490 metros quadrados. O espaço compreende os restaurantes, lanchonetes, sanitários, assim como o estacionamento.

A capela terá um espelho d’água ao seu redor que irá refletir toda sua forma. Serão 360 metros quadrados.

A Pedra Lisa está bem no centro de Japeri e está cerca de 60 metros acima do nível do mar. Lá de cima é possível ver parte do município, o Arco Metropolitano e o Pico da Coragem, local onde há prática de voo livre.

Japeri espera receber mil pessoas por mês com a inauguração do espaço. A maioria dos visitantes deve ser de peregrinos. Com isso, a cidade aguarda aumentar a arrecadação.

Fonte: https://extra.globo.com/noticias/rio/capela-criada-por-oscar-niemeyer-deve-comecar-ser-erguida-em-japeri-21893689.html