Caixa liberou saques do Bolsa Família um dia antes de início de boatos
25 de maio de 2013

Banco esclareceu ter oferecido o saque independentemente do calendário individual na sexta-feira anterior ao fim de semana de corridas às agencias da Caixa em diversos Estados

Agência Brasil | 25/05/2013 16:40:26

A Caixa Econômica Federal admitiu neste sábado (25) ter liberado saques antecipados do Bolsa Família na véspera do início dos boatos de cancelamento do benefício e de um suposto pagamento extra pelo Dia das Mães. Em nota, o banco esclareceu ter oferecido o saque independentemente do calendário individual na sexta-feira (17).

Leia também: Gravação por telefone é origem de boatos sobre fim do Bolsa Família

Futura Press
Clientes se aglomeram na frente de uma agência da Caixa em Nova Iguaçu, RJ
De acordo com o banco, responsável pela operação do programa social, melhorias no cadastro de informações sociais permitiram que o pagamento de todos os benefícios fosse liberado no dia 17. O banco esclareceu ainda que a antecipação de saques já é autorizada em caso de calamidade ou de necessidade de melhoria de sistemas.

Pela regra oficial, o pagamento do Bolsa Família ocorre de forma escalonada na segunda quinzena do mês. O saque é liberado a cada dia conforme o último dígito do cartão. Os beneficiários com cartão de final 1 recebem primeiro. Quem tem final 0 retira o benefício por último.

O banco informa ainda que o aumento no ritmo de saques só começou por volta das 13h de sábado (18). Na sexta-feira (17), a Caixa registrou 649.018 saques, número inferior às 852.602 retiradas feitas no primeiro dia de pagamento em abril.

Mais: ‘É absurdamente desumano’, diz Dilma sobre boato PF vai investigar boatos de suspensão do Bolsa Família Cardozo diz que boatos sobre Bolsa Família podem ter sido orquestrados. Boatos sobre fim do Bolsa Família não atrapalharão programa, diz Lula

Os boatos sobre o Bolsa Família provocaram corridas às agências e aos caixas eletrônicos em 13 Estados do Norte e do Nordeste. Segundo o comunicado, para garantir o acesso aos benefícios e a integridade física dos correntistas, a Caixa manteve o saque antecipado durante o fim de semana. No entanto, quem retirou o benefício fora do calendário só terá direito a um novo saque no próximo mês.

A Caixa informou ainda que tem total interesse na apuração dos fatos e reafirma que aguarda as investigações da Polícia Federal em relação a origem dos boatos. O banco se pôs ainda à disposição das autoridades policiais para colaborar com a apuração e prestar todos os esclarecimentos necessários.

Conforme publicou o iG , a Polícia Federal (PF) divulgou já tem informações sobre pessoas que receberam telefonemas no último final de semana com mensagens sobre o fim do Bolsa Família. A PF não confirma o número de pessoas identificadas, mas diz que dispõe de informações sobre a possibilidade do boato ter surgido a partir deligações originadas por telemarketing.

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: