C. E. Alfredo Prado de Seropédica recebe o Projeto Educação Sanitária para Escolas Rurais
11 de agosto de 2017

Foi realizado nesta sexta-feira (11) no Centro Educacional Alfredo Prado, apresentação do Projeto “Educação Sanitária para Escolas Rurais” (PESER), Pela Educadora Ambiental  Professora de Ciências Fabiana Silva e Quessia Nunes (Técnica Ambiental). 

 A Educação Sanitária para as Escolas Rurais – PESER é um projeto da Secretaria Estadual de Agricultura desenvolvido pelo núcleo de educação sanitária. O objetivo deste projeto é trabalhar a prevenção de algumas doenças típicas do meio rural bem como a prevenção de outras relacionadas à falta de saneamento básico como verminoses, micoses dentre outras.

Esse programa auxilia no desenvolvimento do senso crítico do aluno quanto ao consumo de gêneros alimentícios corriqueiramente produzidos e consumidos no meio rural, “in natura” ou processados. Adicionalmente este projeto inicia os conceitos do licenciamento ambiental e sanitário, explicando ao aluno a importância dos selos de inspeção municipais e a legalização da atividade rural como a venda de leite, queijo, carne bovina ou suína além de ovos e até mesmo hortaliças e outras culturas, junto aos órgãos competentes.

O Centro Educacional Alfredo Prado aderiu ao projeto e estará desenvolvendo as ações com seus alunos. Na aula de hoje (11) os alunos receberam material didático e todas as informações pertinentes ao programa, que além de trabalhar com os alunos, oferecerá treinamento e capacitação aos docentes envolvidos com as turmas contempladas.

“Eu me preocupo com meus alunos, e acho Educação Sanitária é primordial no âmbito da nossa Escola, como também deve estar presente em nossa casa, para promover hábitos higiênicos necessários à manutenção da saúde e do bem estar. Pode-se entender por hábito saudável, o comportamento de cuidado com a higiene que se repete periodicamente na vida de uma pessoa, com isso evitamos doenças” Disse a Diretora Maria de Fátima do Nascimento Prado.

Considerado um dos melhores Centros Educacionais da Baixada Fluminense o Alfredo Prado tem 700 alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, com aulas Manhã e Tarde, tendo as salas climatizadas. Os alunos tem atendimento Psicológico. Os banheiros com acessibilidade para portadores de deficiência. Com aulas de Inglês, Espanhol, Informática e Filosofia incluídos na Matriz Curricular.

Tem ainda uma Galeria de Artes que é aberta ao Público com as Oficinas de Ballet, Dança do Ventre, Graffit, Iniciação Musical, Jiu-jitsu, Violão, Bateria Manicure e Pedicuro, Técnicas de pintura em adesivos para unhas, oficina de maquiagem. 

“Eu estive neste Centro Educacional e vi o silencio que impera dentro das salas de aulas, só escuta a voz dos Mestres, mostrando que as aulas são bem aproveitadas, e com isso vi que os professores e alunos mantêm um bom relacionamento em sala de aula, o aprendizado se torna mais eficiente e passa a existir um maior engajamento de ambas as partes” Luiz Calderini