Bateria do seu carro pode aumentar a duração
13 de agosto de 2016

Cuidados com a bateria do seu carro pode aumentar a duração, veja dicas importantes

A bateria do carro até pode apresentar uma falha, especialmente depois de alguns anos de uso, mas saiba que ela é mais um indicador de problemas do que uma fonte deles.

Isso ocorre porque ela é apenas um simples acumulador de energia. Quando o automóvel está com o motor ligado, a eletricidade vem do alternador.

Se essa peça está com alguma avaria, não carrega a bateria adequadamente ou provoca sua sobrecarga, causando danos. Nas baterias modernas, seladas e sem manutenção, isso é ainda mais verdadeiro.

Porém, há formas de assegurar que ela dure mais tempo. Especialistas estimam que sua vida útil é de dois a três anos. em média, podendo chegar até mais longe. Para saber o que fazer para conserva-lá sempre em bom estado.

automotive_batteryRevise o sistema elétrico

Se ele tiver algum problema, é a bateria que sofre. E a solução pode ser simples, como a correia frouxa. A revisão também protege itens importantes, como a central de injeção. Peça a inspeção sempre que deixar o carro na revisão anual. Luzes que variam de intensidade com a aceleração ou dificuldades na partida podem ser sinais de falhas no sistema.

Desligue todos os componentes elétricos 

e eletrônicos antes de ligar o motor. A partida é o momento que mais exige da bateria. Quando mais equipamentos ela tiver de alimentar, maior será a exigência. Depois que o motor estiver funcionando, ligue o que precisar: rádio, ar-condicionado, faróis…

Se o carro for ficar parado por mais de 15 dias 

Peça a alguém para ligar o motor. O certo é fazê-lo no mínimo a cada 15 dias (0 ideal é toda semana), para que o consumo de energia de itens como som, central da injeção e alarme não descarregue a bateria. Não parece, mas esses são equipamentos que nunca desligam. Aliás, é por isso mesmo que não se deve desconectar a bateria de carros modernos ou de luxo. Se ela for desativada, eles podem perder codificações que só a concessionária pode recuperar.

Evite instalar acessórios não originais no carro

Não só pela complexidade dos sistemas elétricos atuais, mas também por conta do consumo de energia que eles podem representar. A amperagem da bateria original pode não ser suficiente. Exigir mais do que ela pode entregar é certeza de diminuição do seu tempo de vida útil.

Acionar as luzes, inclusive internas

Ou ligar o rádio e outros sistemas com o motor desligado é mau negócio. Assim, a energia sai toda da bateria – 0 correto seria vir do alternador. Essa descarga acaba desgastando a bateria e reduzindo sua durabilidade.

Se o carro está demorando mais para dar a partida

Cuidado para não insistir demais. Além de forçar o motor de arranque, desgasta muito a bateria. A demora pode indicar algo mais grave, especialmente se não houver uma queda de temperatura que justifique a demora na ignição.

A bateria convive mal com o calor

Quanto mais quente for o ambiente em que ela vai trabalhar, menor sua durabilidade. É mais um motivo para estacionar o automóvel sempre em local protegido do sol.

img29

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: