Avião da FAB faz pouso forçado no Galeão
25 de junho de 2017

Aeronave colidiu em animal ao decolar de Santa Cruz e teve dano no trem de pouso. Ninguém se feriu.

Avião da Força Aérea Brasileira modelo C-97 semelhante ao que fez pouso forçado no Galeão após colisão em animal (Foto: Força Aérea Brasileira/ Divulgação)

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) precisou fazer um pouso forçado na Base Aérea do Galeão, Zona Norte do Rio, depois de ter o trem de pouso danificado ao colidir contra um pássaro. Ninguém ficou ferido.

De acordo com a FAB, o incidente ocorreu na noite deste sábado (24). A aeronave C-97, matrícula 2002, colidiu com um animal ao decolar da Base Aérea de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, às 18h40. Com a colisão, a perna esquerda do trem de pouso principal foi danificada.

Como procedimento de segurança, a aeronave precisou continuar no ar para gastar o combustível. O pouso foi direcionado para o Galeão, onde o plano de emergência de aeródromo foi acionado para prestar a assistência necessária.

O pouso ocorreu às 21h21. Segundo a FAB, o trem de pouso recolheu parcialmente e a aeronave parou sobre a grama. A FAB destacou que os ocupantes não sofreram ferimentos. A tripulação estava em missão de treinamento e não havia passageiros a bordo.

Ainda segundo a FAB, a pista 15, na qual o pouso ocorreu, foi vistoriada, mas não houve impactos ao tráfego aéreo. A pista 10 do aeroporto operou normalmente para pousos e decolagens.

Referências

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/aviao-da-fab-faz-pouso-forcado-no-galeao.ghtml