As Maravilhas do Chá Verde para sua Pele
19 de abril de 2018

Você já deve ter ouvido falar das propriedades terapêuticas do chá verde: atua como um ótimo antioxidante, ativa o sistema imunológico, diminui as taxas de colesterol, previne contra o câncer e muitos outros benefícios

Mas o que muita gente não sabe é que o chá verde também possui propriedades cosméticas, que trazem diversos efeitos benéficos para nossa beleza. Diante dos benefícios potenciais, a indústria da beleza lançou sabonetes, shampoos, cremes e hidratantes à base de chá verde.

Benefícios e Propriedades do Chá Verde Para a Pele

Chá Verde e a Beleza

As substâncias contidas no chá verde ajudam a repelir as bactérias que causam as espinhas, além de reduzir a inflamação. O chá verde também diminui as chances de pele seca, coceira e alergias por contato. Ótimo para quem tem cabelos oleosos, basta fazer um chá e usar como um último enxágüe após lavar o cabelo.

Devido aos flavonoides presentes em sua composição, o chá verde — quando aplicado de tópica ou oralmente — reduz os efeitos adversos na pele pela exposição a raios UV: danos à pele, eritema e peroxidação lipídica, vermelhidão, assim como risco de câncer de pele, que também é diminuído.

O consumo de chá verde melhora a hidratação, firmeza e elasticidade da pele. Os flavonoides também melhoram o fluxo sanguíneo, ou seja, melhoram a microcirculação o que facilita o transporte de oxigênio e nutrientes para a pele. Isso promove aumento de elasticidade e diminuição da rugosidade, além de proporcionar uma melhora no teor da umidade da pele.

Outras características estruturais da pele são afetadas positivamente com o uso do chá verde na pele, incluindo elasticidade, aspereza, descamação, densidade e homeostase de água. Estudos mostraram que a ingestão de bebida de polifenóis de chá verde por 12 semanas aumenta o fluxo sanguíneo e o fornecimento de oxigênio para a pele. Foi constatado que os polifenóis do chá verde de fato protegiam a pele contra a radiação ultravioleta e ajudavam a melhorar a qualidade geral da pele das mulheres.

Conservação e Preparo do Chá Verde

Para conservar todas as suas propriedades do chá verde, guarde-o em um lugar fechado, escuro, fresco, seco e arejado.

O ponto ótimo da água para preparar o chá-verde, quente ou gelado, é quando a água estiver começando a ferver. Deixe o saquinho na água por um tempo de 5 minutos. Mais fácil, impossível, não é? ?

Receitas Caseiras com Chá Verde

Veja na prática como você pode ficar mais bonita com algumas receitinhas caseiras feitas com o chá.

1. Tônico Adstringente de Chá Verde

  1. Coloque 100 gramas de folha do chá verde em meio litro de água e deixe descansar por uma hora.
  2. Coe.
  3. Passe no rosto com algodão, em movimentos circulares e evite o contato com os olhos.

2. Compressa para Olheiras

  1. Mergulhe 100 gramas de chá verde em meio litro de água fervente.
  2. Abafe por cinco minutos, deixe esfriar e depois coloque na geladeira.
  3. Molhe dois algodões com o chá gelado e coloque-os sobre os olhos. Deve agir por 15 minutos.

3. Máscara Facial para Pele Oleosa

  1. Separe uma colher de chá verde (pode ser o sachê: rasgue o saquinho pra tirar o sumo depois de preparar)
  2. Separe uma colher de mel
  3. Misture o sumo de chá verde com o mel (se quiser pode bater no liquidificador).
  4. Aplique no rosto limpo e seco com massagem suave. Deixe agir por 20 minutos e retire com água fria.

4. Máscara Rejuvenescedora de Chá Verde

Chá Verde e a Beleza
  1. Misture meia xícara de café de chá verde
  2. Bata no liquidificador os seguintes ingredientes:
    • Algumas uvas com casca
    • Um pedacinho de gengibre
    • Uma colher de sopa de argila verde
    • Uma colher de sopa de mel
    • Uma colher de sopa de iogurte natural
  3. Passe essa mistura no rosto e deixe por uma hora.
  4. Retire com água fria.

5. Chá Verde contra Poros Dilatados

Chá Verde e a Beleza

Se você tem poros dilatados, confira essa dica: O gelo de chá verde, quando acrescentado à uma cápsula de vitamina E, funciona muito bem para quem sofre com poros dilatados. Ao aplicar o gelo de chá verde com vitamina E no rosto, os poros se contraem e a pele fica lisinha, desinflamando o tecido e combatendo cravos e espinhas.

Quem tem pele oleosa se beneficia com a diminuição da oleosidade. Este também é um ótimo tratamento para evitar o envelhecimento precoce da pele. Receita:

  • Chá verde (mais ou menos meio litro)
  • 1 cápsula de vitamina E (líquida)
  • 1 forma de gelo.

Após esfriar o chá perfure a cápsula de vitamina E e coloque sobre o chá verde. Coloque a mistura em uma fôrma de gelo. Deixe no congelador até virar gelo, quando estará pronto para ser aplicado no rosto.

Onde Comprar o Chá Verde

O chá verde pode ser facilmente encontrado em lojas de produtos naturais. Se preferir a comodidade de comprar online, a Natue tem uma boa seleção de chás verdes (gosto de vários, por exemplo esse: Chá Verde Yamamotoyama)

Viu como o chá verde é versátil? Essas são algumas dicas para você conferir como o chá verde é benéfico não somente para sua saúde, mas também para sua beleza. ?