Apollo 11 completa 50 anos: entenda como o feito mudou nossas vidas
21 de julho de 2019
A Apollo 11 foi levada ao espaço por um poderoso foguete chamado Saturno V. O módulo de comando, onde ficava a cabine dos astronautas se chamava Columbia; e o famoso módulo lunar, chamado Eagle, dividido em dois estágios, um de descida para a Lua e um de subida para levar os astronautas de volta à órbita. A expressão que seria repetida à exaustão nos filmes de Hollywood: “The eagle has landed”; ou a águia pousou, é uma referência a esse feito histórico. Um enorme salto na história da humanidade.
O mundo assistiu quase incrédulo às imagens ao vivo do pouso. Ao pisar na poeira lunar, os astronautas imprimiram marcas para a eternidade. Marcas que, aqui no Brasil, mexeram com a imaginação de um jovem brasileiro que, naquele momento, também começou a tecer linhas imaginárias, conectando sonhos que se transformariam em profissão.
Conservar comida no espaço era outro desafio. Foi necessário desenvolver uma técnica de preservação de alimentos chamada cook and chill, que significa cozinhar e esfriar os alimentos a temperaturas extremas evitando que a maioria dos microrganismos se desenvolvessem. A técnica passou a ser adotada por hospitais na preparação e armazenamento de grandes quantidades de alimentos.

Fonte: Olhar Digital