Aplicativo reúne eventos e oportunidades para graduandos da UFRRJ
29 de setembro de 2017

Por Cleyton Santana, CCS/UFRRJ.

Tela inicial do App, que traz informações sobre cursos gratuitos, monitoria e eventos

A construção da vida acadêmica é importante para estruturação de qualquer profissão. Isso vai além das disciplinas obrigatórias da graduação e inclui atividades extracurriculares, cursos de idiomas, palestras, trabalho voluntário, dentre outras ações que complementem o desenvolvimento do estudante para o mercado profissional. Pensando nisso, a aluna do 6º período de Administração da Rural, Sarah Fernandes, criou, junto com seu sócio Cristiano Mendes, a plataforma ‘Meu Campus’, um “coaching universitário de bolso” que auxilia o discente desde o começo do curso. O aplicativo surgiu como forma de organizar, dar visibilidade e conectar os alunos às oportunidades de carreira espalhadas dentro e fora do ambiente universitário.

A plataforma, a princípio, seria de catalogação de festas pelo Rio de Janeiro. Mas pesquisas com os alunos das principais universidades cariocas mudaram os planos dos criadores do software. Eles foram surpreendidos ao se depararem com a seguinte questão dos entrevistados: “Sobre as festas a gente já fica sabendo. O que a gente não sabe mesmo é sobre as coisas que podem complementar nosso currículo”.  A partir disso, foi desenvolvido um protótipo para guiar os estudantes, que ficou conhecido com ‘Liceu’. Entretanto, a ideia não se solidificou. Então, depois de algumas tentativas, nasceu a versão do ‘Meu Campus’ com uma perspectiva mais individual, aliada aos conceitos de Inteligência Artificial (IA) e Data Science.

Apesar de o Brasil já possuir sua Associação Brasileira de Inteligência Artificial (Abria), que reúne tanto startups quanto empresas já consolidadas, a população ainda subestima o poder dos dados e o que eles podem trazer de benefícios. “Então, a gente pesquisou que a IA, unida a essa integração da Data Science, pode personalizar o ‘Meu Campus’ para cada aluno”, disse Sarah Fernandes, sócia-fundadora e chief marketing da startup. “Nosso maior objetivo não é ser só uma plataforma geral, de oportunidade, é ser um conselheiro de bolso”.

Meu Campus UFRRJ

De acordo com o Mapa de Cultura do Rio de Janeiro (https://goo.gl/kNFpsn), a centenária UFRRJ tem o maior câmpus da América Latina, com aproximadamente 3.024 hectares e 131.346 metros quadrados de área construída. Pensando nisso, a Universidade foi escolhida pelos desenvolvedores para dar o pontapé inicial na rede. A idealização do ‘Meu Campus’ começou no fim de 2016 com pesquisas etnográficas das principais universidades do Rio de Janeiro. O projeto ficou pronto de fato em maio de 2017.

“Depois dessa fase de criação e divulgação, estamos no momento de aprofundar o conhecimento do aluno, para entender o perfil do ruralino, criando ferramentas para descobrir no que eles mais clicam, pelo que se interessam mais, para que a plataforma seja, de fato, um coaching de bolso para guiar o aluno desde o começo da graduação até sua vida após dela”, explicou a estudante de Administração.

O objetivo de Sarah e de Cristiano Mendes é levar o aplicativo para outras duas universidades ainda neste ano. A primeira é a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), para auxiliar o alunos que estão enfrentando uma série de problemas em consequência da crise. Em seguida, os dois planejam levar a ideia para uma instituição privada. A startup já foi aprovada em dois programas de aceleração: na Iniciativa Jovem Shell 2017 e duas vezes no StartupRio.

Para se cadastrar na plataforma o estudante precisa do número de matrícula da universidade (“login”) e a sua respectiva senha (“password”). Além disso, o aluno informará ao ‘Meu Campus’ todos os dados necessários para o seu cadastramento. A partir disso, terá acesso a informações sobre cursos gratuitos, monitoria, eventos, entre outras atividades. De acordo com os desenvolvedores, em breve serão divulgadas oportunidades de estágios, iniciação científica, intercâmbio e concursos.

 

O que é Data Science? E Inteligência Virtual?

Data Science nada mais é que a extração de conhecimento para tomada de decisão de um empresa ou individuo através de uma grande gama de dados, seja em Big Data ou em um banco de dados tradicional.

Já a Inteligência Artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, tomar decisões e resolver problemas.