Apagão elétrico atinge várias cidades no Brasil – Imagina na Copa!!
4 de fevereiro de 2014

A situação está complicada em vários setores em nosso país, economia vai mal das pernas, a mais nova é que parte das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste enfrentou falta de energia nesta terça-feira, 4. Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), um problema no Sistema Interligado Nacional causou falha no fornecimento para essas regiões. De acordo com nota, “para evitar a propagação do evento”, o órgão solicitou às distribuidoras locais o desligamento automático de cargas. A falha foi detectada na ligação entre o Norte e Sudeste/Sul às 14h03 e, segundo o ONS, começou a ser normalizada às 14h41.

As concessionárias seguiram um procedimento técnico predefinido de alívio de carga, coordenado pelo ONS, o que envolve o desligamento de alimentadores. Esse procedimento é chamado de Esquema Regional de Alívio de Carga – ERAC.

O secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, e o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, darão entrevista coletiva, às 17h. O assunto, segundo o ministério, são as condições de abastecimento de energia elétrica no País, mas eles também comentarão o apagão.

Concessionárias dos Estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo confirmaram a falha. Em São Paulo, a AES Eletropaulo informa que já restabeleceu o fornecimento de energia. Na capital paulista, os bairros afetados foram: Capão Redondo, Pedreira, Cidade Ademar, Mooca, São Mateus, Vila Prudente, Itaquera, Vila Mariana, Guaianases e Vila Matilde. Houve também falha nos municípios de Vargem Grande Paulista, Embu, Diadema e Cotia.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), parte dos semáforos das regiões Oeste, Sul e Leste da cidade de São Paulo está apagada, o que causa transtornos no trânsito. Às 15h40, haviam sido registradas 27 ocorrências de semáforos desligados devido à falta de energia. Agentes da CET estão operacionalizando manualmente os principais cruzamentos e orientando os usuários. A CET recomenda, por medida de segurança viária, que os motoristas redobrem a atenção e reduzam a velocidade nas proximidades dos cruzamentos apagados.

Rio. Já no Rio de Janeiro, a Light informou que desligou 17 subestações, afetando aproximadamente 600 mil clientes. Os locais afetados são região de Bangu, Campo Grande e Guaratiba, Grande Méier, Região de Jacarepaguá, Região da Pavuna, Inhaúma e Irajá, Região da Penha, Cascadura e Madureira, além de algumas regiões de cidades da Baixada Fluminense, como Mesquita, Belford Roxo, Queimados e Nova Iguaçu.

Santa Catarina. A Celesc informou que em Santa Catarina o desligamento afetou cerca de 315 mil consumidores, ou 13% do total atendido pela empresa.

Mato Grosso do Sul. No Mato Grosso do Sul, 14% da região abastecida pela concessionária Enersul foi atingida pelo apagão, nas cidades de Miranda, Bonito, Bodoquena, Dois Irmãos do Buriti, Aquidauana e Anastácia. A capital Campo Grande teve 4% da rede afetada. Segundo a Enersul, o fornecimento de energia elétrica já foi restabelecido.

Coincidência ou não, foi constatado que vários sites saíram do ar, Mercadolivre. com e até operadoras de TV, como a Claro e Sky.

Com informações via Estadão

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: