Altos índices de roubos de celulares no Rio leva Anatel a antecipar bloqueio de aparelhos
19 de julho de 2018

Notificações começam em setembro e bloqueio em dezembro. Prazo era em março de 2019

Nos últimos cinco anos o roubo de celulares mais que quadruplicou no Rio de Janeiro. O Instituto de Segurança Pública (ISP) aponta que em 2013, no ano todo, 1.953 aparelhos foram roubados contra 10.802 só nos 5 primeiros meses deste ano, um aumento de 453%. Diante disso, o Gabinete de Intervenção Federal pediu à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que antecipe a implantação do sistema de bloqueio de celulares irregulares no estado. As notificações dos aparelhos nessa situação começam no próximo dia 23 de setembro e o bloqueio definitivo a partir de 08 de dezembro. A agenda anterior era para março de 2019.

O objetivo da decisão é coibir o roubo e a adulteração dos smartphones,  alvos constantes de criminosos que, roubando nas ruas, lojas e ambientes de grande movimentação, repassam para um lucrativo comércio ilegal.

Como cada aparelho tem um número de identificação individual (IMEI –  International Mobile Equipment Identity, que em português significa Identificação Internacional de Equipamento Móvel), a Anatel, com seu novo sistema de bloqueio, identifica a falsificação ou casos de IMEIs iguais usados por números diferentes, notifica por SMS e, 75 dias depois, bloqueia. No aparelho bloqueado o chip não recebe o sinal da operadora – não faz e nem recebe chamadas e não se conecta à internet móvel.

“Mas é importante que ao perder o aparelho, o usuário comunique à operadora e/ou à polícia, registrando a ocorrência numa delegacia” lembra o Técnico em Automação Claudiovan Santos, 28 anos.

Ele trabalha com assistência técnica de aparelhos celulares fora da garantia e diz que é muito comum ser procurado em sua loja por clientes pedindo desbloqueio de celulares “achados”. “Não faço esse tipo de serviço”, explica o técnico ressaltando que só atende defeitos frontais por queda, touch, display e componentes da placa.

No Distrito Federal e no estado de Goiás, o bloqueio de celulares irregulares está implantado desde 9 de maio de 2018 e 37 mil aparelhos já foram barrados. Antes de adquirir um aparelho de telefonia móvel de terceiros, é importante verificar o número de IMEI para saber se há alguma irregularidade. É possível consultar essa informação no site da Anatel através do “Celular legal” http://www.anatel.gov.br/celularlegal/

Localizar o IMEI do aparelho é fácil: além de tê-lo na embalagem do produto, tem na parte traseira, onde se acopla chips e bateria ou basta discar *#06#  . Caso o smartphone tenha mais de um chip, aparecerá um IMEI para cada.

Fique atento: na maioria dos casos, ladrões de celulares aproveitam distração

Os dados do ISP citados na abertura desta matéria revelam ainda que, só no último mês de maio, 2.301 celulares foram roubados no Rio de Janeiro, o que corresponde a uma média de 74 assaltos por dia.

Na maioria dos casos, os meliantes se aproveitam de uma distração da vítima, como aconteceu com o auxiliar administrativo Edson Ribeiro, 28 anos, em Macaé: “eu estava dentro do ônibus, no assento da janela e atendi uma chamada. Enquanto eu falava ao telefone, o ônibus parou em um ponto e um homem que estava do lado de fora, meteu a mão pela janela, me arrancou o celular e saiu correndo”.

Ele registrou a ocorrência, pediu o bloqueio junto à operadora e tempos depois conseguiu recuperar o telefone. Só conseguiu desbloquear porque é o titular da compra e teve de apresentar o CPF e nota fiscal do produto numa loja da operadora.

O especialista em segurança do Grupo GR, Rogério Rodrigues, lista algumas dicas para dificultar a vida dos ladrões de celular:

– Evite atender na rua – além de nos distrairmos, ficamos mais vulneráveis. Em caso de urgência no atendimento, o mais seguro é procurar um estabelecimento comercial ou um local mais seguro para usar seu aparelho (sempre atento ao entorno);

– Não use celular na cintura e/ou em bolsos traseiros, pois permite que os assaltantes possam furtá-lo com facilidade;

– Para evitar chamar atenção, coloque seu aparelho no modo vibratório ou silencioso;

– Nunca caminhe com o aparelho nas mãos;

– Não deixe seu celular sobre mesas, balcões e cadeiras de restaurantes ou lojas, pois os meliantes aproveitam qualquer descuido para furtá-los;

– Evite atender ligações ou usar o celular enquanto está em taxis, principalmente parados no trânsito, hoje os assaltantes estão cada vez mais ousados e mesmo com vidros fechados, utilizam armas de fogo para abordar as pessoas,

– Fique atento a movimentação de pessoas estranhas. Se sentir que alguém está te seguindo, procure permanecer em um local com bastante movimento de pessoas ou procure um policial ou segurança no local.

– Além de tomar precauções, também é possível fazer um seguro, o que costuma ser viável para máquinas novas e de alto valor. Deve-se, porém, atentar para a cobertura do seguro, pois muitos contratos não cobrem furtos simples, somente roubos e furtos qualificados.

“É comum alguns assaltantes acompanhar a vítima e agem ao menor sinal de desatenção. Estar sempre alerta é a melhor opção”, aconselha Rogério.