Aeroporto em Londres está fechado há 14 horas por causa de drones
20 de dezembro de 2018

Gatwick, um dos principais aeroportos da Europa, está com atividades suspensas desde ontem após avistamento de drones voando nas proximidades

Um dos principais aeroportos da Europa está fechado há mais de 14 horas por conta de drones avistados nas proximidades. Localizado em Londes, o Gatwick foi fechado na quarta-feira e ainda não voltou a funcionar. A estimativa é que mais de 110 mil pessoas tenham sido afetadas por conta do cancelamento de mais de 760 voos do aeroporto–o aeroporto é o segundo maior e mais movimentado do Reino Unido.

Tudo começou quando dois drones foram avistados próximos à pista perto das 21h, horário local (19h do horário de Brasília). Os voos foram suspensos. A preocupação vem após a colisão de um Boeing 737 jetliner com o que acredita-se ser um drone, no México, na semana passada. O avião teve seu nariz avariado, mas foi pousou sem problemas para os passageiros.

Ssomente às 3h da quinta-feira o aeroporto foi reaberto—apenas para ser novamente fechado menos de uma hora depois, por conta de novas preocupações com drones voando nas proximidades.

Pessoa dorme no aeroporto de Gatwick, atividades foram suspensas após drones serem vistos nas proximidades (Foto: Dan Kitwood/Getty Images)

PESSOA DORME NO AEROPORTO DE GATWICK, ATIVIDADES FORAM SUSPENSAS APÓS DRONES SEREM VISTOS NAS PROXIMIDADES (FOTO: DAN KITWOOD/GETTY IMAGES)

A autoridade britânico para aviação civil classificou o episódio como “totalmente inaceitável”. Eles ressaltaram, em comunicado, que a atividade é passível de “penalidades severas”. É ilegal voar drones a uma distância de um quilômetro das dependências do aeroporto.

O aeroporto pede, em comunicado disparado no Twitter (que você lê abaixo, em inglês), que passageiros verifiquem o status do voo antes de se dirigirem ao aeroporto.

A polícia local classificou o episódio como “ato deliberado” para causar o fechamento do aeroporto.

A rede americana CNN reporta que a situação dentro do aeroporto foi descrita por passageiros como “caos total”, com pouco informação chegando por vias oficiais, como administradores do aeroporto ou equipes das companhias aéreas.