Acordar com dor no corpo inteiro, o que pode ser?
12 de abril de 2018

Realmente, não há sensação mais desagradável do que acordar com o corpo todo moído! Dormir deveria ser o período de repouso para o corpo e a mente para recuperar as energias para o próximo dia. Mas, na prática muitas pessoas acordam com mais dores e cansaço do que quando foram dormir, o que pode ser um sinal de problemas de postura e distúrbio do sono. Afinal, acordar com dor no corpo todo, o que pode ser?

TRAVESSEIRO INADEQUADO

Ter um travesseiro ruim pode causar diversos problemas musculares e ósseos. Na verdade, o que deve determinar a altura é a posição em que a pessoa dorme. Quem prefere deitar de lado, que é o ideal, ou de costas, deve usar dois ou mais travesseiros, sendo que um deles deve ser colocado para elevar os joelhos ou acomodar pernas e braços. Já ao dormir de barriga para cima, escolha um travesseiro baixo, que sustente a cabeça, e outro embaixo dos joelhos. A dica é: não deixar o travesseiro mais alto que a linha do ombro, isso acentuará a curvatura de sua coluna; nunca coloque o braço por baixo do travesseiro. Pode causar bursite, escoliose e má circulação. E, por fim, não durma sem travesseiro! As vértebras do pescoço se comprimem e a coluna lombar faz um arco decorrente do volume do quadril.

MÁ POSTURA NO SONO

A posição para dormir, geralmente também influencia nas dores matinais. É importante que  deite-se de maneira correta, impedindo que seu corpo esteja desconfortável durante a noite de sono. É fundamental para melhoria de sua noite e funcionamento do mesmo no dia que se inicia. A posição fetal é a melhor posição para conseguir um sono verdadeiramente revigorante. Isso permite que a coluna vertebral se mantenha em equilíbrio, sem tensões sobre os músculos.

PASSAR O DIA EM PÉ

Às vezes algumas rotinas de trabalho exigem que passemos a maior parte do dia em pé. Isso causa um forte desequilíbrio na coluna vertebral e consequentes tensões musculares. Além disso, um estudo publicado na revista científica   American Journal of Epidemiology,  passar muito tempo de pé também não ajuda, pois faz com que o sangue se junte nas pernas, dificultando o bombeamento do mesmo pelo coração. Isso quer dizer que o corpo inteiro passou o dia com a oxigenação de órgãos e tecidos comprometida. Assim, mesmo com a noite de sono, o corpo não consegue se recuperar. É comum que pessoas que trabalhem de pé o tempo todo acordem com muitas dores no corpo inteiro. Este estudo também revelou que as pessoas que trabalham em pé têm duas vezes mais chances de desenvolverem problemas no coração.

INFLAMAÇÕES

Um recente estudo publicado no The FASEB Journal, revelou que a dor no corpo logo ao sair da cama pode ser sinal de inflamações que são acionadas ao despertar. De acordo com os autores, a inflamação é reprimida durante o sono e aparece de forma mais intensa quando acordamos. Para o estudo, ratos de laboratório com artrite inflamatória foram observados. Quando acordados, os ratinhos tinham maior inchaço em regiões afetadas por células inflamadas, assim como níveis elevados de inflamação no sangue. Já durante o sono, os marcadores de inflamação diminuíam. Isso explica então, a ausência de incômodo enquanto dormimos e dores mais fortes de manhã.

Fonte: Diário de Biologia