17 profissões mais rentáveis para 2015
2 de janeiro de 2015

Com a crise batendo a porta, 2015 sem dúvida será um ano difícil, mas algumas profissões serão bastantes promissoras, a expectativa de contração taxada como ‘modesta’, o ano corrente não deve ser marcado por grandes movimentações no mercado de trabalho. Com as incertezas no mercado econômico, a ordem nas empresas ainda será de tentar cortar custos, mantendo a produtividade e a rentabilidade.Os especialistas listaram algumas profissões que têm boa perspectiva para 2015.

Analista-de-Sistemas

 

Veja 15 profissões que estarão em alta em 2015, segundo especialistas:
1) AdvogadoPerfil: Advogado com perfil consultivo e técnico. No perfil consultivo (empresas), o profissional deve, além de entender leis e regulamentações, estar conectado ao negócio e ter boas relações com os demais. O perfil técnico, para escritórios, vem ganhando importância na estratégia geral, já que ele deve entender o mercado em que atua.

Por que estará em alta: As empresas buscam esses profissionais para seus departamentos jurídicos e os escritórios procuram advogados com capacidade técnico para entender os mercados específicos em que estão inseridos.

2) Arquiteto corporativoPerfil: Formação em tecnologia, com especialização em negócios. É responsável por compreender todas as camadas tecnológicas dentro da empresa, desde os negócios até a infraestrutura, buscando a otimização dos processos e a redução de custos.

Por que estará em alta: Empresas procuram padronizar seus ambientes, processos e estruturas buscando a otimização de métodos e estruturas para melhor performance e controle de custos.

3) Business development manager/ gerente de novos negóciosPerfil: Formação em administração de empresa, engenharia e afins, com um uma boa rede de contatos. Prospecta e lidera projetos de novos negócios para captar novas fontes de receita. O resultado final é a gerar novos contratos a partir do desenvolvimento de nova aplicação para produto ou serviço, ou ainda, prospecção de negócios em setores de mercados ainda não explorados.

Por que estará em alta: Considerando um ambiente econômico e de mercado desafiador, a área de vendas passa ter um importante papel na geração de negócios para empresa, além da gestão de vendas ativa baseada no portfólio de produtos ou serviços, carteira de clientes e

4) Cientista de dados/ data scientistPerfil: Formação em matemática, estatística ou engenharia da computação, com especialização na área. É responsável pelo desenvolvimento de algoritmos matemáticos e o alinhamento ao negócio para melhor desempenho das empresas. Com as plataformas de Big Data, as empresas são capazes de prever ou compreender alguns pontos como: tendências de mercado, repercussão de algum fato/campanha de marketing pelo mercado e comportamento do consumidor – permitindo personalizar ações voltado para o seu público de acordo com o perfil de cada consumidor.

Por que estará em alta: A alta competitividade do mercado obriga a empresa a estar mais próxima do consumidor para entender o que ele precisa, de forma individual.

5) ControllerPerfil: Formação em ciências contábeis, administração ou economia. É responsável pela gestão contábil, fiscal, planejamento e controle.

Por que estará em alta: Várias empresas passam por processos de estruturação e reestruturação, precisando implementar controles e processos para crescer de forma sólida e rentável.

6) Desenvolvedor mobilePerfil: Formação em tecnologia, com experiência na área. É responsável pelo desenvolvimento de aplicações para sistemas móveis (smartphones e tablets) de acordo com as demandas dos arquitetos de software.

Por que estará em alta: As empresas buscam estar em contato com seus funcionários e com o mercado consumidor e para isso, utilizam a plataforma mobile.

7) Diretor de operaçõesPerfil: Profissionais com visão para reduzir custo e otimizar processos.

Por que estará em alta: A otimização dos processos de produção ajudam a reduzir o impacto no custo. Portanto, quando todas as operações estão alinhadas, a chance de ter bons resultados aumenta.

8) Engenheiro de instalação/ layengineersPerfil: Suporta a instalação de linhas (flexíveis/umbilicais) que interligam plataformas de produção aos poços garantindo a entrada em operação de novos ativos produtivos, em conformidade com o planejamento estratégico das operadoras em atividade no país.

Por que estará em alta: Há previsão de novos campos no litoral brasileiro e vai existir a necessidade de um serviço altamente especializado para conectar as linhas produtivas que ligam os poços no fundo do oceano às plataformas.

9) Executivo de vendas/ key accountPerfil: Experiência em vendas, com perfil consultivo. O profissional deve ter conhecimento técnico sobre o produto ou serviço que está vendendo para passar credibilidade e conquistar os clientes.

Por que estará em alta: A busca por rentabilidade e lucro acaba passando pelo resultado obtido pela equipe de vendas. Dessa forma, os profissionais devem vender o produto ou serviço da melhor forma possível.

10) Gerente de embarcaçõesPerfil: Formação como oficial de náutica ou de máquinas. Deve garantir o funcionamento de embarcações de apoio offshore. Em geral, responde pelo contrato do barco com o cliente final.

Por que estará em alta: Com a escalada de produção de petróleo e gás prevista para o mercado brasileiro nos próximos meses e a entrada de navios de produção, os barcos de apoio se multiplicarão na costa brasileira e profissionais capacitados serão demandados.

11) Gerente de logísticaPerfil: Formação em engenharia de produção com especialização em logística. Controla, organiza e garante a integridade do estoque e faz a gestão de toda a equipe operacional. Pode se envolver com questões ligadas às atividades aduaneiras.

Por que estará em alta: Aumento de galpões industriais e novos centros de distribuição.

12) Gerente de marketingPerfil: Profissional com perfil generalista que entenda de todos os processos na área (comunicação, estratégia, planejamento, relações públicas).

Por que estará em alta: Como as empresas não tiveram os resultados financeiros esperados, o setor de marketing é um dos que sofre cortes, portanto um profissional mais completo e com conhecimento de toda a cadeia ganha espaço no mercado.

13) Gerente de obras industriaisPerfil: Engenheiro civil com experiência na área. É o responsável direto pela evolução física do projeto, lidando com diversas disciplinas ligadas à obra. Acompanha o planejamento, orçamento, cronograma físico-financeiro, compras, contratação de serviços entre outros, garantindo sobretudo o custo e prazo de entrega.

Por que estará em alta: Em função da necessidade por galpões industriais, por consequência do volume de centros de distribuição, essa é uma demanda que aponta alta para 2015.

14) Gerente de planejamento tributárioPerfil: Formação em ciências contábeis ou direito, com especialização na área. É responsável pela gestão fiscal e pelo planejamento tributário da companhia.

Por que estará em alta: A demanda está em alta pela necessidade de fazer um planejamento tributário bem elaborado por causa da complexa matriz tributária brasileira.

15) Gerente de produção para indústria de bens de consumoPerfil: Profissional com histórico de atuação em manufaturas. É responsável por garantir os índices de produção das fábricas, e bons resultados em produtividade, segurança e qualidade.

Por que estará em alta: O brasileiro continua direcionando sua renda para a compra de itens de primeira e segunda necessidades e esses profissionais precisarão manter o mercado abastecido, aumentando a eficiência dentro das fábricas.

16) Gerente de tecnologia da informaçãoPerfil: Formação na área, com experiência em desenvolvimento de sistemas. Profissional com visão geral, que consiga atender as necessidades da empresa, e implementar sistemas mais rapídos e baratos.

Por que estará em alta: A busca por novas tecnologias ainda está presente dentro das empresas, já que modernizações podem melhorar o desempenho e ainda reduzir os custos e aumentar o lucro.

17) Gestor de RHPerfil: Formação na área de recursos humanos, com experiência em gestão de pessoas e em remuneração e benefícios. Profissional passa a ser responsável por uma determinada área e não por todo o RH da empresa. Com isso, ele poderá entender as necessidades de cada setor e atuar para manter boas práticas de gestão de pessoas e evitar grandes turnovers.

Por que estará em alta: A busca por bons profissionais continua, mesmo com uma baixa expectativa de contratação. Portanto, uma boa estratégia de gestão de pessoas é fundamental para manter o colaborador na empresa.

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: