Muitos países em diversas partes do mundo souberam encontraram soluções peculiares para resolver alguns problemas estruturais e sociais, ajudando os cidadãos a terem vidas mais seguras e saudáveis. Algumas dessas ideias ainda não chegaram em outros países, o que é uma pena, mas por enquanto, confira aqui algumas ideias que outros deveriam seguir.
Kit de bebê pago pelo governo
Toda gestante na Finlândia ganha um kit maternidade pago pelo governo, que contém colchão, roupa de cama, meias, fraldas, macacões de bebê e diversos outros itens. A própria caixa pode ser usada como berço. O objetivo é que todos os futuros cidadãos finlandeses tenham direito a começar a vida com a mesma qualidade.
Licença maternidade e paternidade pagas pelo governo
Em diversos países, tanto a mãe quanto o pai recebem licença remunerada no nascimento de seus filhos. Uma das nações mais generosas é a República Checa – um casal recebe no mínimo 14 semanas de licença paga. Se é o primeiro filho, este número sobe para 48, e com tudo pago pelo governo.
50% de redução nos impostos no Natal
Na Noruega, o governo quer que todos tenham um pouco mais durante as festas de fim de ano, e corta os impostos pela metade durante o mês de novembro.
Multas de acordo com o salário
Na Finlândia e Suécia, crimes e penalidades leves (sem uso de violência) são pagos em dinheiro ao invés de detenção. A multa, entretanto, é diretamente relacionada ao salário do autor do crime. Dessa forma, o governo monta um tipo de “prisão financeira” que evita que tais crimes sejam cometidos. Para se ter uma ideia de como funciona, um finlandês com renda anula de 11 milhões de dólares teve que pagar uma multa de 200 mil dólares ao governo por dirigir em alta velocidade…
Bicicletas também são veículos
Antes de começar a andar de bicicleta, crianças na Holanda com 10 anos de idade devem fazer um teste prático e escrito sobre como guiar uma bicicleta e aprender leis de trânsito. Pode parecer absurdo, mas é um grande incentivo para que as pessoas optem por este tipo de transporte ao invés de comprar um carro, além de contribuir com o meio ambiente, pois menos carros na rua resulta em ar mais puro e limpo.
Pagar pelo lixo que você mesmo produz
Algumas cidades na Alemanha cobram até 4 euros por cada quilo de lixo produzido por cada cidadão. Isso levou as pessoas a reciclar o lixo e fazer compostagem.
Loteria da multa de trânsito
Na Suécia, os radares de trânsito funcionam assim: se você passa acima do limite, leva uma multa, é claro. Mas se passa abaixo do limite, você automaticamente é colocado em uma loteria. Bons cidadãos que nunca foram multados têm, então, a chance de ganhar um prêmio de até 3 mil dólares. Isso incentiva as pessoas a dirigirem mais devagar, além de trazer aos motoristas um senso de justiça, pois quem dirige com segurança não só não leva multa, mas também é premiado.
Leitura em troca de redução da pena
Para incentivar os presos a não voltar para o crime, em algumas regiões do Brasil, cada detento que optar pela educação pode reduzir a sua pena. Para cada livro que o detento lê, ele precisa escrever um relatório e, se esse relatório for bom, pode-se reduzir até quatro dias da sentença. O número de relapsos em crimes chegou a diminuir em até 30 por cento em algumas regiões.
Fundo nacional de emergências financeiras
O governo da Noruega destina as taxas do petróleo a um tipo de fundo nacional destinado a “emergências”. No início de 2014, este fundo tinha o equivalente a 828 milhões de dólares, que pode ser usado no caso de sobreuso das reservas de petróleo ou salvar o país de alguma crise financeira.
33% menos comerciais na TV
No Reino Unido e diversos países da Europa, o tempo na televisão para comerciais restringe-se a no máximo 8 minutos por hora. Como base de comparação, veja que em países como os Estados Unidos, há 3 minutos de comerciais a cada 8 minutos!
Museu de graça para novos cidadãos
Quando imigrantes se tornam cidadãos oficiais naturalizados no Canadá, eles também recebem um ano de entradas gratuitas para diversos museus e centros culturais em todo o país. Isso os leva a conhecer melhor a história e cultura locais, bem como a visitar os lindos parques nacionais.
Afastamento por doença pago pelo governo
Isso é obrigatório em toda a Europa. Dessa forma, o trabalhador pode ficar em casa para se recuperar, principalmente se tiver alguma doença contagiosa e, assim, não transmiti-la aos colegas de trabalho.
Tíquete de metrô pago por agachamento
Durante o preparo dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, na Rússia, os usuários da estação Vystavochaya podiam pagar pelo tíquete de uma forma inusitada: simplesmente fazendo exercícios de agachamento na frente das máquinas e assim pagar pela viagem. Esse programa ocorreu um mês antes do evento esportivo.
Exames de drogas anônimo pagos pelo Estado
Para reduzir o número de overdoses e óbitos, a Holanda oferece um exame anônimo pago unicamente pelo governo, que verifica composição de qualquer narcótico. O teste lista todos os componentes das drogas, alerta o usuário sobre o perigo dos mesmos, assim como possíveis tratamento médicos relacionados a overdoses.
Cidadãos administram a mídia social do país
A cada semana, a conta oficial do Twitter da Suécia é administrada por um cidadão escolhido aleatoriamente. Isso é feito para mostrar a diversidade cultural e o progresso do país.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post