O SpaceIL transmitirá o evento ao vivo e, se tudo der certo, será a primeira missão financiada por fundos privados a pousar uma nave robótica na Lua

A lua está ao alcance da missão Beresheet de Israel. A sonda da SpaceIL está orbitando o satélite natural e se preparando para tentar um pouso suave. A empresa, junto com a Israel Aerospace Industries, vai transmitir hoje (11/04), ao vivo da sala de controle da missão este marco. A sonda espacial se programa para aterrissar por volta das 15h (horário de Brasília), em uma vasta planície de lava, do lado lunar conhecido como Mare Serenitatis – ou Mar da Serenidade.

A Beresheet, cujo nome significa “gênese” em hebraico, não será a primeira espaçonave israelense na Lua, entretanto, a SpaceIL poderia se tornar a primeira empresa de um grupo privado e não-governamental a estabelecer um módulo na superfície da lua. A sonda completou a delicada operação de entrar em órbita lunar na semana passada, preparando o terreno.

A missão foi lançada em 21 de fevereiro em um foguete SpaceX Falcon 9 e sobreviveu a uma falha técnica para chegar onde está agora. O módulo está equipado com câmeras para documentar a superfície e medirá o campo magnético da lua. Beresheet custou US$ 100 milhões e é aproximadamente do tamanho de uma máquina de lavar roupa. Ela está levando não só equipamentos científicos, mas também uma cápsula do tempo.

A missão Beresheet fazia parte da competição Google Lunar X Prize, que ofereceu um grande prêmio de US$ 20 milhões para a primeira equipe financiada por fundos privados a pousar uma nave robótica na Lua, dirigir pelo menos 500 metros e transmitir fotos e vídeos.

Fonte: Olhar Digital

Assista a transmissão ao vivo:

Faça o seu comentário