Morre cantor George Michael, vejam sua trajetória e musicas
26 de dezembro de 2016

Logo abaixo coleção Musical: Grandes Sucessos de George Michael

A família do cantor britânico pede que sua privacidade seja respeitada neste momento difícil e de emoção. Não haverá mais comentários neste estágio.

De acordo com a polícia de Thames Valley, o serviço médico fez um atendimento médico em Goring, no condado de Oxfordshire às 13h42 de Londres (15h42 no horário de Brasília). Os policiais disseram que não há circunstâncias suspeitas para a morte do cantor.

Michael, que nasceu em Georgios Kyriacos Panayiotou, no norte da capital inglesa, vendeu mais de 100 milhões de álbuns ao longo de uma carreira – que se estendeu por quase quatro décadas.
No início deste mês, foi anunciado que o produtor e compositor Naughty Boy estava trabalhando com Michael na produção de um novo álbum.

Em uma declaração, o assessor da estrela disse: “É com grande tristeza que podemos confirmar que o nosso amado filho, irmão e amigo George morreu pacificamente em casa durante o período de Natal.”

Amigos e admiradores do músico expressam seus sentimentos nas redes sociais, com muitas mensagens emotivas e de apoio à família.

Em 2011, Michael adiou uma série de shows após ser levado ao hospital para tratar uma pneumonia.

Após o tratamento em um hospital de Viena, ele fez uma aparição pública emocionada do lado de fora da sua casa em Londres. Os médicos chegaram a fazer uma traqueostomia para manter as vias aéreas do cantor abertas e possibilitar sua respiração.

George Michael trabalhava atualmente em uma edição de luxo do álbum “Listen Without Prejudice Vol 1” em celebração de seus 25 anos de lançamento. O álbum, que vendeu 8 milhões de cópias, foi responsável por uma briga dele com a gigante Sony Music, que ele acusou de escravizá-lo e de não divulgar o disco como merecia.

Suposta causa da morte do cantor

Em 2010 o cantor ficou quatro meses preso na Inglaterra depois de dirigir sob efeito de drogas e bater seu carro em uma loja. Antes, em 2006, durante uma entrevista para um programa na TV inglesa, acendeu e fumou um cigarro de maconha na frente das câmeras. Ainda nos anos 90, em 1998, foi preso e condenado a serviços comunitários por atendado ao pudor ao tentar fazer sexo em um banheiro masculino com um policial à paisana, em Los Angeles. Com o escândalo, o astro se viu obrigado a assumir a homossexualidade e revelou que a canção “Jesus to a child” (1996) fora escrita como tributo ao estilista brasileiro Anselmo Feleppa, seu companheiro, que morreu em decorrência da Aids, em 1995.

Singer George Michael (right) and his partner Kenny Goss arrive for Attitude Magazine's 10th Birthday Party at the Atlantic Bar & Grill in central London Tuesday 4 May 2004, to celebrate 10 years for the gay style magazine. PA Photo : Myung Jung Kim

Michael e Feleppa se conheceram em 1991, quando o cantor esteve no Rock in Rio II, no Maracanã, na primeira e única oportunidade em que se apresentou para o público brasileiro. Os dois iniciaram uma relação amorosa e, pouco depois, Feleppa descobriu que era soropositivo. O inglês passou os quatro anos seguintes ajudando a cuidar do namorado, até sua morte. Segundo o cantor, foi a primeira vez em que ele teve uma relação amorosa com um homem. “Eu já transava por aí, mas tinha tão pouca experiência com homens que minha vida sexual era absurdamente inadequada para mim. Até conhecer Anselmo”, contou ao jornal inglês “The Independent”, em 2005. “É muito difícil sentir orgulho de sua sexualidade quando ela nunca lhe trouxe alegria, mas, quando você encontra uma pessoa que realmente ama… não é tão difícil assim”, continuou. “Anselmo rompeu minhas barreiras vitorianas e me mostrou como viver realmente, como curtir a vida”.

Anos mais tarde, em 2007, Michael pediu que uma entrevista em que discutia seus temores de ser portador do vírus HIV fosse retirada de um documentário a ser veiculado pela BBC por ser “pessoal demais para a família de Anselmo rememorar”, segundo seu porta-voz. Produtor do documentário (“Stephen Fry: HIV and me”), Ross Wilson, no entanto, afirmou na época: “George disse que não acredita em testes de HIV”. Ele disse que acha que a espera por resultados é (uma dor) excruciante e que não fazia teste desde pelo menos 2004 por temores de poder ser soropositivo”.

Carreira

mte1oda0otcxndy5nda3nzu3Em 1981 criou o Wham! com seu colega de escola, Andrew Ridgeley. Até a sua separação, em 1986, este dueto disco pop teve um grande número de sucessos (“Wake Me Up Before You Go-Go”, “Everything She Wants”), sobretudo junto a um público de jovens adolescentes, na sua maioria feminino. Isso não o impede de tomar regularmente posição contra o governo de Margaret Thatcher.[3] Lançou seu primeiro compacto solo em 1984, a balada “Careless Whisper”, que se tornou um hit mundial[4]. Em 1987 lançou Faith, o primeiro álbum solo, cuja canção de trabalho era muito sugestiva “I Want Your Sex”, acompanhado por videoclipes luxuosos. Na encruzilhada do pop com o rhythm’n’blues, o disco vendeu no mundo todo mais de dez milhões de exemplares. Durante seu auge, popularizou calças jeans rasgadas e o brinco em forma de cruz em apenas uma orelha, uma marca registrada da moda dos anos 80.

O álbum Listen Without Prejudice Vol. 1 foi lançado em 1990, vivendo um conflito com o seu status de estrela, o cantor se recusou a conceder entrevistas e a aparecer nos seus clipes. Ele acusou a sua gravadora, a Sony, de ter deliberadamente sabotado as vendas do disco e de querer mantê-lo em estado de “escravidão profissional”.

George Michael perdeu, em 1993, seu processo contra a Sony, mas triunfou no estádio de Wembley, acompanhando o grupo Queen, por ocasião do show em homenagem ao cantor Freddie Mercury, vitimado pela Aids/Sida.

Em 1998 George Michael foi preso por atentado ao pudor dentro do banheiro (wc) público de um parque de Beverly Hills, onde ele caiu numa armadilha armada por um policial à paisana. Seu amigo Elton John declarou, na época.

Discografia

Álbuns de estúdio
1987 – Faith
1990 – Listen Without Prejudice Vol. 1
1996 – Older
1999 – Songs from the Last Century
2004 – Patience
Compilações
1998 – Ladies & Gentlemen: The Best of George Michael
2006 – Twenty Five
Ao vivo
1993 – Five Live
2014 – Symphonica

George Michael
George Michael
George Michael
George Michael
George Michael
George Michael
George Michael e Deon Estus
George Michael e Aretha Franklin
George Michael
George Michael
George Michael
George Michael
George Michael
George Michael
George Michael
George Michael
George Michael