Doença misteriosa na Índia: como o governo lida com surto que deixou centenas de hospitalizados
7 de dezembro de 2020

Autoridades enviaram equipe médica especial e conduzem uma bateria de exames para identificar causa da enfermidade que atingiu mais de 400 pessoas ao sul do país em cerca de 48 horas

Após mais de 400 pessoas reportarem nos últimos três dias sintomas que vão de náuseas a convulsões na Índia, o governo local anunciou uma série de medidas para identificar a causa de uma doença misteriosa que acometeu o estado de Andhra Pradesh, ao sul do país. Até o momento, uma morte foi confirmada.

Segundo o jornal Hindustan Times, nas últimas 12 horas, cerca de 20 pessoas deram entrada no hospital público na cidade de Eluru, no distrito de West Godavari, com quadros similares. Pacientes têm relatado ainda vômitos, epilepsia, tontura e secreções na boca.

“Até agora, há um total de 402 admissões, mas a causa da doença ainda não é conhecida”, disse Himanshu Shukla, um dos oficiais administrativos mais graduados na área, à agência Anadolu.

Para investigar a enfermidade, uma equipe médica especial do Instituto de Ciências Médicas da Índia (AIIMS) visitará a cidade de Eluru nos próximos dias. Amostras de sangue de alguns pacientes foram enviadas ao Instituto Indiano de Tecnologia Química, em Hyderabad, para serem examinadas.

As autoridades afirmaram que também realizaram uma série de tomografias computadorizadas do cérebro dos pacientes bem como testes do fluido espinhal cerebral, mas todos estavam normais. Os profissionais ainda aguardam resultados de exames adicionais.

O atual ministro-chefe de Andhra Pradesh, Jangmohan Reddy, se deslocou até Eluru e se encontrou com pacientes e familiares. O político fez um apelo para que “sejam bravos” e solicitou informações sobre o tratamento aos médicos. Ele instruiu as autoridades de saúde a tomarem todas as medidas para garantir o melhor atendimento aos infectados.

Inicialmente, suspeitou-se que a causa poderia ser a contaminação da água, mas a hipótese foi descartada. Outra suspeita é de que substâncias organocloradas possam ter provocado o surto.

“Descartamos a contaminação da água ou poluição do ar como causa depois que as autoridades visitaram as áreas onde as pessoas adoeceram”, disse o ministro da saúde Alla Kali Krishna Srinivas.

O ex-ministro-chefe do estado, Chandrababu Naidu, exigiu uma investigação “imparcial” e “completa” sobre o incidente. “O incidente #Eluru é apenas a ponta do iceberg. A negligência do governo e a deterioração dos serviços de saúde em AP [Andhra Pradesh] estão expostos hoje. É uma pena para qualquer governo se não puder fornecer necessidades básicas como água potável segura e limpa para nosso povo”, publicou em seu Twitter.

O surto da doença misteriosa ocorre em meio a uma crise sanitária no país, segundo mais atingido do mundo pela pandemia de Covid-19. Teme-se que o sistema de saúde já precário entre em colapso caso a enfermidade avance.

Fonte: Epoca

 
Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: