Asean divulgou um posicionamento neste sábado expressando ‘grave temor em relação à escalada da tensão na Coreia do Norte’

 A Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) divulgou um posicionamento neste sábado expressando “grave temor em relação à escalada da tensão na Coreia do Norte”, mencionando o teste de mísseis balísticos intercontinentais realizado por Pyongyang em julho e um teste nuclear no último ano. O grupo está reunido neste sábado na capital das Filipinas.

O comunicado isolado da associação é considerado pouco comum para o bloco, que normalmente limita suas avaliações sobre tensões envolvendo a Coreia do Norte a comunicados mais abrangentes sobre preocupações regionais, como disputas territoriais no mar do Sul da China e terrorismo.

Apesar do alerta, os representantes do grupo sugeriram que não devem expulsar o país do Fórum Regional Asiático, que deve reunir 27 países incluindo Estados Unidos, China, Rússia, Japão, Coreia do Sul e os 10 membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean).

 

Faça o seu comentário