Região Sul do Rio e Costa Verde pode ter chuva de 200 a 300 mm entre quinta-feira e domingo
30 de janeiro de 2025

Vários órgãos de meteorologia fizeram um alerta sobre um grande volume de chuva que pode atingir o Sul do Rio e Costa Verde entre quinta-feira (29) e domingo (2). Durante este período, são esperados entre 200 e 300 milímetros.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), há riscos de enxurrada, alagamento e deslizamentos de encostas em cidades da região. Em Volta Redonda, entre quinta e domingo, pode chover 220 mm.

Adapt Link Internet - Black Friday

Segundo a ClimaTempo, em Angra dos Reis, a previsão é de 230 mm. Já em Três Rios, pode chover 190 mm.

As tempestades vão ser provocadas por um corredor de umidade, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). O fenômeno acontece quando o ar quente e úmido da Amazônia é canalizado para as regiões Centro-Oeste e Sudeste.

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC-RJ) e o Corpo de Bombeiros estão monitorando a situação e mobilizados para o atendimento a possíveis emergências.

Orientações

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) deu algumas orientações para a população durante o temporal:

  • Não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • Se estiver chovendo forte, só saia de casa se for muito importante.

Em caso de emergência, os moradores devem entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Fonte: G1

 
Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: