Previsão do tempo para o Réveillon 2022 em todo Brasil

0
178

O fim de ano vai ser marcado por vários sistemas meteorológicos que serão responsáveis por provocar chuva sobre o Brasil. Além da Zona de Convergência Intertropical, que vai aumentar a chance de chuva na costa norte do país, um grande corredor de umidade também vai elevar as condições para chuva durante a virada em muitas áreas.

Os meteorologistas da Climatempo prepararam um mapa com a possibilidade de chuva no Brasil entre as 20h de 31/12/2021 e 03h de 01/01/2022. Confira!

mapa-previsao (2)

Previsão

Em relação às temperaturas, a tendência é que a maior parte do Brasil siga com ar abafado neste período entre o final de 2021 e o começo de 2022. Quanto à chuva, a previsão é que uma grande porção do Brasil tenha chuva durante a virada de ano para 2022.

Confira a porcentagem da chance de chuva sobre o país!

Sul

Por enquanto, os modelos meteorológicos não indicam chuva para a maior parte do Sul do Brasil. Até venta em algumas áreas, principalmente no oeste gaúcho, mas o tempo segue firme. Há uma pequena chance de chuva, entre 20 e 40%, apenas no litoral paranaense. Nas três capitais a virada do ano será com tempo firme e temperaturas bastante elevadas. O destaque será o calor intenso. Pelo interior, algumas cidades tendem a passar dos 40°C.

Sudeste

Em São Paulo, a chance de chuva é baixa nas áreas do oeste do estado. Nas demais áreas do interior, no litoral e na Grande SP, a tendência é que o dia 31 seja abafado, mas com alto risco para pancadas de chuva. A chuva tende a acontecer em vários momentos e pode chover, inclusive, durante a virada para 2022.

No Rio De Janeiro, no Espírito Santo e em Minas Gerais, por causa do grande corredor de umidade, a chance de chuva segue bastante elevada, de 70 a 90%. Há condições para chuva forte em Belo Horizonte.

Centro-Oeste

O tempo segue bastante instável no Centro-Oeste do Brasil e ocorrem pancadas de chuva em praticamente toda Região. Apenas no centro-sul de Mato Grosso do Sul que a chance de chuva é baixa. Já nas áreas do centro-norte e leste de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, a previsão mantém as condições para chuva bastante elevadas. Há chance de 70 a 90%, inclusive em BrasíliaGoiânia e Cuiabá e a chuva tende a ser forte.

Nordeste

Depois de dias com tempo instável, a chance de chuva diminui em várias áreas do Nordeste durante a virada do ano. Entre Ilhéus, no litoral da Bahia, até o interior do Rio Grande do Norte, a previsão é de tempo firme, sem possibilidade de chuva. Isso inclui as capitais Salvador, Aracajú, Maceió, Salvador e João Pessoa. No litoral do Rio Grande do Norte, no Ceará, no  norte e leste do Piauí e no sul da Bahia, a chance de chuva é baixa, mas não pode ser descartada. A previsão é de uma chance de 20 a 40%. Já no oeste da Bahia, sul do Piauí e no Maranhão, o tempo segue bastante instável e a chance de chuva é alta durante  a madrugada.

Norte

A Região Norte segue bastante úmida e a chance de chuva durante a virada do ano é alta, entre 70 e 90% no Amazonas, norte de Rondônia, Pará, Amapá, sul de Roraima e Tocantins. Já no norte de Roraima, onde está a capital, e entre o Acre e o centro-sul de Rondônia, a chance de chuva é baixa, no máximo 40%.

A previsão será atualizada ao longo dos próximos dias. Fique atento!

CLIMATEMPO