A Prefeitura de Seropédica através da Secretaria de Serviços Públicos e Secretaria de Meio Ambiente e Agronegócios estão realizando o desassoreamento do Canal do Olho D’água no Bairro Boa Esperança.

Uma máquina Escavadeira foi colocada dentro do leito do riacho para facilitar sua limpeza, evitando alagamentos que vinha acontecendo neste bairro. Dentro do canal vários sacos com lixo, pneus, sofás, Tvs entre outros tipos de lixo que é jogado pela população dentro deste canal.

Paralelo a isso uma Equipe Coordenada pelo Diretor de Obras, Clelio Domingos está construindo uma nova ponte sobre este canal, e fazendo a contenção para evitar desmoronamento da lateral do riacho.

Apesar de haver coleta seletiva, domiciliar, de rejeitos, é comum ver lixo espalhado, principalmente, em terrenos baldios, valas e canais.

Manter a cidade limpa é uma tarefa que demanda um trabalho conjunto entre a prefeitura, os moradores. O descarte irregular de lixo e entulho é considerado crime ambiental e passível de multa.

Os problemas gerados pelo descarte inadequado de lixo são muitos e, geralmente, visíveis. Na maioria dos casos, eles se configuram como agressões ambientais e até como uma questão sanitária que coloca em risco à saúde pública.

A natureza é uma das principais vítimas do descarte inadequado de resíduos. Rios, riachos, córregos, canais e lagoas e todos os seus ecossistemas sofrem com a poluição causada pelo acúmulo e descarte inadequado de lixo.

Quando descartados de modo inadequado, determinados tipos de resíduos infiltram pelo solo e podem contaminar a terra e os lençóis freáticos que abastecem as bacias hidrográficas, poluindo o meio ambiente e água que consumimos no dia-a-dia.

LIXO JOGADO DENTRO DO CANAL