Os jabutis estão entre os animais mais traficados em todo o território nacional, mas porquê? Pra que?

A relação afetiva de seres humanos e animais das mais variadas espécies é incrivelmente antiga, vem de antes das civilizações. E nos dias de hoje não é diferente, pelo contrário, é uma crescente constante a busca por animais pra se ter como pet, inclusive atualmente vivemos uma ascensão da procura por pets não convencionais, (aqueles que não são cães e gatos).

Porém, por falta de conhecimento, ou por outros motivos, as pessoas acabam adquirindo estes animais de forma incorreta, como por exemplo comprando em feiras, “achando” animais em matas e florestas e levando pra casa, etc.

Por vezes sem saber o impacto extremamente negativo que isso trás para a fauna, que perde diversidade de vida… além do mais, as autoridades estimam que a cada 10 animais retirados da Natureza pelo tráfico apenas 1 chega a idade adulta na casa dos compradores… isso é terrível!!! E tem mais, se você for denunciado pode pagar multa de mais de 2 mil reais por manter um animal silvestre sem documentos em casa…

Mas Arthur, eu quero ter bicho diferente em casa, como não afetar a vida selvagem?
Simples, hoje com uma busca simples na internet você encontra criadouros devidamente autorizados pelo IBAMA a criar e comercializar diversos animais “diferentões” que você pode ter em casa, incluindo os jabutis! Massa né? E esses bichos vem identificados com Nota Fiscal e microchip, assim como um cão de raça…

Agora que você já sabe que o tráfico é extremamente danoso e cruel, você vai pensar mais vezes antes de adquirir um animal de origem duvidosa, né?

Para mais, me acompanhe no Instagram, lá sou @bioarthurmarinho falo muita coisa sobre a Natureza de forma geral, incluindo a criação consciente de animais! Abração e até a próxima! E lembre-se, me ajude a cuidar da Natureza!