Moradores de Seropédica colocam resto de obra nas calçadas causando entupimento na rede pluvial
3 de abril de 2023

A Prefeitura de Seropédica tem cortado um dobrado ao limpar as vias da cidade cheias de sobra de obras. A obrigação da retirada de galhos e entulho de obras é do morador e não da prefeitura.

Basta andar pelos bairros do município todos podem verem que os moradores ainda não se conscientizaram que todo lixo que não é urbano e de responsabilidade do morador. A Prefeitura de Seropédica tem colocado caminhões para recolhimento de lixo domiciliar regulamente, com rotas em todas as ruas e com dias certos.

O entulho é o resíduo gerado pelas atividades de construção civil ou de reformas, como também as podas de arvores não realizados pela prefeitura é de obrigação do morador retira-lo o mais rápido possível, para evitar entupimentos na rede pluvial, desta forma evitando alagamentos.

A lei proíbe a deposição de entulho em vias e logradouros públicos e permite que cada imóvel gerador encaminhe no máximo 50kg de entulho por dia para ser recolhido pela Prefeitura através da coleta domiciliar convencional, desde que os resíduos estejam devidamente acondicionados em sacos plásticos.

Na medida em que são geradas quantidades superiores à estabelecida em lei, o gerador é o responsável pela remoção e pela destinação do entulho. Portanto, se faz necessário contratar o serviço legalizado das empresas transportadores que operam com caçambas.

O morador poderá ser multado por crime ambiental, já que o material largado nas vias se misturam com aguas pluviais causando danos ao meio ambiente e a saúde pública.

Muitos moradores reclamam das enchentes, mas a maioria da culpa são deles mesmo, ao jogarem nos valões, lixos como pneus, televisões, sofás, garrafas pet etc. como a prefeitura tem encontrado ao limpar os canais que cortam o município.

Para termos uma cidade limpa e organizada precisamos ajudar mantendo as vias sem lixo

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: