No dia 17 de junho, alunos da rede municipal de educação de Paracambi irão participar da II Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CMIJMA). A atividade acontecerá no Clube Municipal Cassino, a partir das 8h. Neste ano, o tema da conferência é “Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”.
O evento é uma iniciativa articulada pelo Ministério da Educação (MEC), pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI), em um movimento de preparação do país para a Conferência do Clima (COP30), em Belém (PA).
A conferência contará com a participação das Secretarias Municipais de Educação, Meio Ambiente e Clima, e Juventude e Comunicação. Será um espaço para troca de ideias, apresentação de pesquisas e produção de conhecimento, com o objetivo de ajudar os estudantes a compreender e enfrentar os efeitos das mudanças climáticas em seus próprios territórios.
Os principais objetivos da Conferência são:
- Fortalecer ações formativas em Educação Ambiental, equidade, inclusão e diversidade nas escolas;
- Ampliar a resiliência das comunidades escolares diante das mudanças climáticas;
- Construir planos de apoio para enfrentar emergências climáticas, considerando as realidades locais e regionais.
Em Paracambi, a expectativa é de que mais de 200 estudantes e 15 professores de sete escolas diferentes participem da CMIJMA. Essa mobilização representa um passo fundamental para integrar a educação ambiental, fortalecer a consciência crítica dos alunos e promover definitivamente uma cultura de sustentabilidade no município.
Deixe a sua opinião sobre o post