Educação Ambiental em Ação: Alunos da Escola Municipal Valtair Gabi participam de plantio de árvores em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Seropédica e Ambimental Engenharia
5 de agosto de 2025

A tarde desta terça-feira  (5) foi marcada por um importante gesto de compromisso com o futuro e com o meio ambiente na Escola Municipal Valtair Gabi, em Seropédica. Alunos do 9º ano participaram de uma atividade especial de educação ambiental promovida em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Seropédica, a empresa Ambimental Engenharia e o projeto PROMEA Seropédica.

A ação contou com uma palestra educativa sobre preservação ambiental e sustentabilidade, seguida pelo plantio simbólico de mudas nativas da Mata Atlântica, incluindo espécies como Ipê e Pau-Brasil — árvores de valor ecológico, histórico e simbólico para o Brasil.

Adapt Link Internet - Black Friday

As mudas foram doadas e plantadas pela equipe da Ambimental Engenharia em conjunto com os estudantes, em uma atividade que uniu teoria e prática, com o objetivo de conscientizar as novas gerações sobre o papel fundamental de cada cidadão na proteção da natureza.

“Estamos plantando mais do que árvores. Estamos semeando consciência, responsabilidade e cidadania ambiental”,“A escola é um lugar estratégico para a formação de uma cultura ecológica e sustentável.”

A iniciativa reforça os princípios do Artigo 225 da Constituição Federal, que garante a todos o direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, e também se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, especialmente os ODS 13 (Ação contra a mudança global do clima) e 15 (Vida terrestre).

A escola como espaço de transformação

A diretora da escola comemorou a parceria e destacou a importância de integrar a educação ambiental ao cotidiano escolar.

“Esses momentos são fundamentais para que nossos estudantes entendam que pequenas atitudes, como plantar uma árvore, fazem parte de uma grande mudança. A escola é o lugar onde formamos cidadãos mais conscientes e preparados para cuidar do planeta.”

Os próprios alunos ficaram empolgados com a experiência prática.

“Eu nunca tinha plantado uma árvore antes. Agora sei que isso ajuda os animais, o ar e o clima. Quero plantar mais”, contou um dos alunos do 9º ano.

“A gente aprendeu na aula sobre o Pau-Brasil, e agora eu plantei um. Foi muito legal ver que a gente pode fazer parte da história da natureza também”.

Parceria que fortalece a sustentabilidade local

A ação evidencia a importância das parcerias público-privadas no fortalecimento das políticas ambientais no município. A Ambimental Engenharia, além de realizar o plantio, contribuiu com conteúdo técnico e educativo para os estudantes.

“Para nós, da Ambimental, é uma missão e um dever social compartilhar conhecimento e ajudar a formar uma nova geração mais conectada com a sustentabilidade. Doar e plantar essas mudas com os alunos foi uma experiência enriquecedora para todos nós”, afirmou Eng. José Roberto, representante da empresa.

A Secretaria de Meio Ambiente de Seropédica, por sua vez, vem ampliando suas ações voltadas à educação ambiental, promovendo oficinas, trilhas, fóruns e atividades práticas com foco na sustentabilidade e no bem-estar animal.


Preservar hoje é garantir o amanhã. Que mais escolas e instituições se inspirem neste exemplo de parceria e ação concreta em prol do meio ambiente em Seropédica.

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: