A Prefeitura de Mangaratiba, em parceria com o Governo do Estado, iniciou o desassoreamento do Rio do Saco. O trabalho ainda está em execução, mas, já trouxe resultados positivos. É o que aponta o monitoramento permanente de cheias realizado pela secretaria de Defesa Civil na Praia do Saco.
Segundo a análise, anteriormente, em dias que o espelho da água do mar atingia 1.10m, em alguns pontos da Praia do Saco, já eram registrados alagamentos, independente de haver chuva. No entanto, a cheia da maré já alcançou 1.44m e locais críticos como as Ruas Fortaleza, Gilson Sá, Massaranduba e Ceará, entre outras, não registrou nenhum transbordamento.
Segundo a Defesa Civil, ainda que a análise seja inicial, a dragagem do Rio do Saco já demonstrou um resultado bastante significativo. A equipe técnica da pasta, explicou que em comparação com mapeamentos anteriores, até dezembro de 2024, diversas ruas do bairro teriam alagados em virtude das chuvas dos últimos dias de janeiro.
O prefeito Luiz Cláudio Ribeiro, comemorou o resultado. “Sei que é um dado inicial, e que há diversos fatores naturais e estruturais que interferem na questão dos alagamentos na Praia do Saco. Mas, fico muito feliz em saber que um pedido emergencial que fiz, já venha trazendo mais qualidade de vida para os moradores. Agradeço ao Governo do Estado por esta parceria e agora a meta é avançar com este trabalho de desassoreamento, não só na Praia do Saco, mas, em pontos críticos de Muriqui e Itacuruçá”, disse.
Fonte: Voz dos Municípios
Deixe a sua opinião sobre o post