Microclima de Itaguaí, solo e temperatura fazem com que as bananas cultivadas na região sejam mais doces e concentre mais potássio do que a média nacional
No próximo fim de semana, dias 8 e 9 de fevereiro, o município de Itaguaí, na Região Metropolitana fluminense, recebe a Festa da Banana. A fruta é uma marca registrada da cidade, especialmente a tipo prata.
O microclima de Itaguaí, o solo e a temperatura fazem com que as bananas cultivadas na região sejam mais doces e concentre mais potássio do que a média nacional.
Na Festa da Banana, os visitantes poderão conhecer e saborear variados e surpreendentes receitas na 2ª edição do evento.
Mas a celebração não é apenas gastronômica. Na programação cultural estão previstos shows e várias oficinas, além de um Concurso Gastronômico.
Sete estabelecimentos locais foram selecionados por um júri especializado e agora concorrem ao prêmio de melhor prato, que será decidido, no domingo, por voto técnico e popular.
A engenheira de alimentos e coordenadora de Agroindústria na Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Itaguaí, Marcelle Miyahira, enaltece as particularidades da banana itaguaiense, que por ser naturalmente muito doce, pode dispensar ou reduzir o uso de açúcar nas receitas.
“A nossa banana tem alto valor de brix (açúcar) e potássio, e, por isso, a gente consegue fazer vários pratos com redução de açúcar. Um dos pratos do concurso, o brownie de banana com nozes e sorvete de banana, não leva açúcar nenhum”, explica Marcelle.
As oficinas oferecidas apresentarão vários empregos da banana, que vão além do gastronômico. A fruta pode ser usada em peças decorativas, em tecelagem com fibra de bananeira e e na fabricação de biomassa.
Tudo que dá para inventar com banana
Abaixo alguns dos estabelecimentos participantes e iguarias oferecidas:
- Bar do Pereira – Bolinho de moqueca de banana da terra com camarão;
- Quiosque Point da Diretoria – Crostini com banonese (maionese de banana);
- Bar do Parque – Ceviche da Roça, com banana, cebola, tomate, vinagre, cheiro verde e limão.
- Daniele Bullé Confeitaria – Chico Balanceado, sobremesa à base de banana, com creme de confeiteiro e merengue tostado;
- Quitutes da Gê – Brownie de banana e nozes com sorvete de banana;
- Lar do Pudim – Pudim de banana recheado com doce de leite;
- Cervejaria QFase – Pastel de banana com costela desfiada e cream cheese.
A Festa da Banana acontece no sábado, das 12h às 22h, e no domingo das 11h às 20h, no Espaço da Agricultura Familiar do Vale do Mazomba, Itaguaí.
Fonte: Diário do Rio
Deixe a sua opinião sobre o post