Na véspera da Quarta-Feira de Cinzas, ou seja, na assim chamada Terça-Feira de Carnaval, a Igreja mantém a tradição da devoção à Sagrada Face de Jesus, em especial reparação pelos pecados cometidos principalmente ao longo do Carnaval.

A Paroquia Nossa Senhora das Graças estará realizando na próxima terça-feira (1/03) Retiro da Legião de Maria. As 8:00 horas Santa Missa da Sagrada Face de Jesus, as 9:00 horas Café da Manhã partilhado. As 10:00 horas palestra com o Padre Paulo Sergio, e as 12: horas, Almoço Comunitário partilhado. Na parte da tarde será dedicado a orações e o encerramento as 14:00 Horas.

A Quarta Feira de Cinzas (2/03), é o primeiro dia da Quaresma, ou seja, do tempo litúrgico de 40 dias em que a Igreja convida os fiéis a se prepararem profundamente para viver os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo na Semana Santa.

A Santa Missa da quarta-feira de cinzas sera realizado pelo Padre Paulo Sergio as 18:30 horas.

O que as cinzas significam?

Sendo os restos do que foi queimado, as cinzas simbolizam, de modo geral, que nós também seremos fisicamente consumidos. As Sagradas Escrituras falam literalmente em nos tornarmos pó: “Tu és pó e ao pó retornarás” (Gn 3, 19). Nos inícios da Igreja, os cristãos já colocavam cinzas sobre a cabeça para receber o Sacramento da Reconciliação na Quinta-Feira Santa. O sentido penitencial da Quaresma se consolidou no século V e, a partir do XI, a imposição das cinzas no início desse tempo litúrgico se tornou habitual. O artigo 125 do Diretório sobre a Piedade Popular e a Liturgia nos diz:

“O começo dos quarenta dias de penitência, no Rito romano, caracteriza-se pelo austero símbolo das cinzas, que caracteriza a Liturgia da Quarta-feira de Cinzas. Próprio dos antigos ritos nos quais os pecadores convertidos se submetiam à penitência canônica, o gesto de cobrir-se com cinza tem o sentido de reconhecer a própria fragilidade e mortalidade, que precisa ser redimida pela misericórdia de Deus. Este não era um gesto puramente exterior: a Igreja o conservou como sinal da atitude do coração penitente que todo batizado é chamado a assumir no itinerário quaresmal. Devem ajudar os fiéis que vão receber as cinzas a aprenderem o significado interior deste gesto, que abre cada pessoa à conversão e ao esforço da renovação pascal”.

Na santa Missa deste domingo (27) foi comemorado o Aniversário do Padre Paulo Sergio, onde foi presenteado com um lindo bolo.