PASCOM DIOCESANA REALIZA ENCONTRO VIRTUAL

0
49

Pascom Diocesana, Diocese de Itaguaí

O Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado no próximo dia 28 de maio, foi o principal tema do encontro virtual para os agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) de nossa Diocese de Itaguaí.

Realizado na manhã, deste sábado, 21/05, o encontro contou com a participação do padre Fábio de Melo Gonçalves, assessor eclesiástico da Pascom Diocesana e pároco da Paróquia Santa Teresinha de Seropédica, além da advogada, Solange Mundim, que falou sobre direitos autorais de imagem.

A programação começou com acolhida da jornalista e coordenadora da Pascom Diocesana, Dalizania Melo, que agradeceu a participação de todos, e pela dedicação do serviço pastoral nesses últimos 2 anos de pandemia. “Esse é o nosso primeiro encontro deste ano, de forma remota, mas o próximo será presencial, com a graça de Deus”, disse a coordenadora.

Após a oração inicial, padre Fábio de Melo trouxe alguns tópicos da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, (56 edição), que é celebrado no Dia da Ascensão do Senhor (28), e este ano, com o tema: “Escutai com o ouvido do coração”.

Neste momento de reflexão, padre Fábio, falou sobre os desafios e a dimensão espiritual que nos leva a pensar sobre como estamos escutando os outros, dentro do lar, no trabalho, com os amigos e na Igreja.  Ele disse para prestarmos à atenção se estamos ouvindo só o que queremos ouvir… e se estamos reservando um tempo para ouvir a nós mesmo…

Como nos lembra o Papa Francisco: ”A escuta continua essencial para a comunicação humana”.

Em sintonia com o Sínodo 2021-2023, a prof. Joana Darc, que também participou do encontro virtual, aproveitou o momento e convidou a todos para participarem do próximo Encontro da Escuta Sinodal, em junho, promovido pela CNBB.  A professora lembrou ainda do formulário que deverá ser preenchido, como forma participativa, sobre o que queremos da Igreja como missão evangelizadora. Para mais informações, confira o link abaixo.

Esse é o FORMULÁRIO DE PARTICIPAÇÃO NO SÍNODO:
Por favor, respondam e partilhem nos Grupos Pastorais

Já a explanação da advogada Solange Mundim teve como objetivo orientar os agentes da comunicação sobre os direitos autorais de imagem. Assunto de suma importância para toda as paróquias, Diocese e toda Igreja no mundo inteiro. A advogada fêz um apelo aos comunicadores que não utilizem de forma alguma as fotos de agências de notíciais, que tem exclusividade. E explicou: “para divulgação de notícias do santo padre, Papa Francisco só podem ser utilizadas fotos do banco de dados do Vatican News com crédito do Vatican Media”.  O polêmico assunto chama atenção dos pasconeiros, haja visto, que as multas cobradas são altíssimas, para quem utilizar as fotos indevidamente em suas mídias sociais.

Ainda sobre o encontro foi informado sobre o calendário diocesano e também o grande acontecimento que será o Sétimo Encontro Nacional da Pascom, que acontecerá de 22 a 24 de julho, no Mosteiro em Itaici (SP). Para mais informações e inscrições confira no site da Diocese.

Por fim, o padre Fábio de Melo reiterou o agradecimento pela participação de todos, finalizou com a oração de São Francisco e a benção final. Até o nosso próximo encontro!

Fonte: Diocese de Itaguaí