A Paroquia Nossa Senhora das Graças de Seropédica, Comunidade do Cruzeiro, comemorou neste domingo (21), Assunção de Nossa Senhora. Antes da Santa Missa a Legião de Maria, estiveram reunidas, onde foi destacado os serviços realizados pelos grupos.

Logo no início da Santa Missa realizada pelo Padre Paulo Sergio, a Legião de Maria trás para frente do Altar a imagem de Nossa Senhora.

Em sua Homilia o Padre Paulo Sergio fala sobre Assunção de Nossa Senhora; “A Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria é celebrada no dia 15 de agosto, desde o século V, com o significado de “Nascimento para o Céu” ou, segundo a tradição bizantina, de “Dormição”. Em Roma, esta festa era celebrada desde meados do século VII, mas foi preciso esperar até 1° de novembro de 1950, quando Pio XII proclamou o Dogma da Assunção de Maria, elevada ao céu em corpo e alma”.

“Para nós, a Solenidade de hoje é como uma continuação da Páscoa, da Ressurreição e da Ascensão do Senhor. E é, ao mesmo tempo, o sinal e a fonte da esperança da vida eterna e da futura ressurreição”. Trata-se de uma festa antiga, que tem o seu fundamento último na Sagrada Escritura: de fato, ela apresenta a Virgem Maria estreitamente unida ao seu Filho divino e sempre solidária com Ele. Mãe e Filho mostram-se estreitamente associados na luta contra o inimigo infernal, até à plena vitória sobre ele.

“Hoje, comemoramos a Virgem Maria, Mãe de Deus, foi elevada à glória do céu. Aurora e esplendor da Igreja triunfante, ela é consolo e esperança para o vosso povo ainda em caminho, pois preservastes da corrupção da morte aquela que gerou, de modo inefável, o vosso próprio Filho feito homem, autor de toda a vida”.

Em Maria, Deus quis mostrar quão grande e profunda foi a redenção operada por Cristo e a que tamanha glória pode conduzir a criatura que se deixa envolver inteiramente. Maria, por sua vez, nos ensina como chegar à glória que hoje contemplamos e nos abre o caminho. É um caminho traçado, em todo seu percurso, por duas linhas retas: “a fé e a humildade”.

Após a Santa Missa, a Legião de Maria, com cânticos e orações realiza a Coroação de Nossa Senhora. As homenagens são uma forma de devoção: Maria é a Mãe de Deus! Celebrar Assunção de Maria é devotar o nosso amor à Mãe de Deus e à nossa Mãe.