76 covas com crianças sacrificadas há mais de 450 anos são achadas no Peru
27 de setembro de 2022

Pesquisadores se surpreenderam com descoberta no sítio arqueológico de Pampa La Cruz, na cidade peruana de Huanchaco, onde predominou a cultura Chimu

Um novo achado surpreendeu arqueólogoa na cidade de Huanchaco, no Peru: 76 túmulos de crianças datados em mais de 450 anos foram encontrados embaixo do sítio arqueológico de Pampa La Cruz. A descoberta dos restos mortais foi divulgada na última quinta-feira (22) pela agência de notícias peruana Andina.

Segundo Gabriel Prieto, chefe do Programa Arqueológico de Huanchaco (Puhan), a equipe realizou 80 análises de datação por radiocarbono nos restos mortais. A partir delas, foi possível comprovar a idade dos ossos. Ao todo, foram contabilizados esqueletos de 302 crianças.

Durante a escavação, um aspecto chamou atenção: todos os corpos estavam dispostos com os pés voltados para o leste e as cabeças voltadas para o oeste. Todos estavam de costas para o mar.

As sepulturas não foram encontradas no mesmo local. Segundo Prieto, 25 foram achadas no Morro I e as outras 51 no Morro II. O arqueólogo relata que a tumba mais incomum foi desenterrada no primeiro monte, e não abrigava crianças.

Nela, cinco mulheres sentadas frente a frente, formando uma espécie de círculo, foram achadas. Para entenderem o significado da posição específica, os pesquisadores irão realizar novos estudos.

Um tumulo peculiar foi achado, nele cinco mulheres sentadas frente a frente formavam um circulo  (Foto: ANDINA/Huanchaco Archaeological Program (Pahuan).)

Um tumulo peculiar foi achado com cinco mulheres sentadas frente a frente, formando um círculo (Foto: ANDINA/Huanchaco Archaeological Program (Pahuan))

Prieto contou à agência que os sacrifícios devem ter ocorrido entre 1050 e 1500 d.C. Isso porque há eventos do tipo catalogados e que são associados a momentos importantes para o desenvolvimento e consolidação da sociedade Chimu.

Conhecido como Reino de Chimu, ele foi um Estado andino que se estabeleceu na costa do atual Peru, e o sítio arqueológico de Pampa La Cruz é conhecido por ser pré-Inca e ter pertencido à cultura Chimu.

Fonte: Galileu

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: