Histórias do Brasil: O Navio Brasileiro que ganhou fama na Europa em 1848
15 de março de 2025

O Resgate dos Passageiros da barca Norte Americana “Ocean Monarch” pela Fragata da Marinha Imperial Brasileira “Dom Afonso” capitaneada por Joaquim Marques Lisboa, futuro Marquês de Tamandaré em 1848, no Porto de Liverpool, Inglaterra, foi noticiado em toda Europa como um ato de bravura dos brasileiros

No dia 24 de agosto de 1848, o navio brasileiro zarpou do porto de Liverpool para os últimos testes de mar para então seguir viagem para o Brasil. Entre os passageiros estavam a princesa D. Francisca, irmã de D. Pedro II, e o seu marido, Francisco, Príncipe de Joinville, este filho do rei Luís Filipe I da França, que se encontravam na Europa, Henrique, Duque de Aumale, e sua esposa a princesa Maria Carolina das Duas Sicílias e o chefe-de-esquadra da Marinha brasileira John Pascoe Grenfell, quando um marinheiro soa o alarme ao avistar um navio em chamas.

Adapt Link Internet - Black Friday

Era por volta das onze horas da manhã que a tripulação iniciou o salvamento do navio norte-americano Ocean Monarch que transportava 396 pessoas, imigrantes ingleses que tinham como destino a cidade de Boston. O comandante Lisboa imediatamente ordenou o resgate dos sobreviventes, enviando botes salva-vidas para onde estava o navio ardente.

Os tripulantes, apesar das imensas dificuldades, conseguiram resgatar 156 pessoas que ainda estavam na embarcação e outros 60 que haviam se jogado ao mar. Por este ato de bravura, os marinheiros brasileiros foram agraciados pelo imperador com cem libras para serem distribuídas entre eles. Porém, dada a difícil situação em que se encontrava os sobreviventes, todo o valor foi doado aos mesmos.

O comandante Lisboa recebeu do governo britânico, como forma de agradecimento, um cronômetro de ouro com a inscrição “In commemoration of his gallant exertion on this melancholy occasion”. A Fragata também tomou parte na repressão à revolucionários republicanos e à traficantes clandestinos de escravos. O navio compôs a esquadra que forçou com sucesso a Passagem de Tonelero, na Argentina, em 1851. Em 9 de janeiro de 1853, durante um temporal, naufragou a noroeste de Cabo Frio, perecendo três marinheiros.

Fonte: Quora

 
 
Sua resposta é sigilosa
Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: