Conheça São Luís Capital do Maranhão

0
88

São Luís é um município brasileiro e capital do Maranhão

São Luís é a capital do Estado do Maranhão. Está localizada no litoral maranhense, na ilha de Upaon-Açu, junto da foz dos rios Anis e Bacanga. Possui uma área territorial de aproximadamente 583.063 km² e uma população estimada de 1.115.932 habitantes (IBGE,2021).

A ocupação estrangeira do atual território da cidade de São Luís, antes dominado pelos índios tupinambás, foi iniciada em 1612 por meio da invasão de tropas francesas. A França, que já havia realizado várias incursões no litoral brasileiro, aproveitou-se da ausência de tropas portuguesas na região e estabeleceu o controle local, por meio da construção do Forte de São Luís. 

Essa ocupação serviu como pretexto para que Portugal estabelecesse um maior poder territorial sobre a faixa do meio-norte brasileiro, realizando várias ocupações na região e expulsando os franceses do litoral maranhense.

Mesmo assim, novas incursões europeias foram realizadas, com destaque para os holandeses, que também tiveram a intenção de estabelecer colônias na região frustrada, em razão de embates militares que foram vencidos pelos portugueses.

O estabelecimento português na atual cidade de São Luís se deu efetivamente a partir de 1645, por meio da implementação de pequenas estruturas urbanas na ilha de Upaon-Açu. Porém, o crescimento econômico e demográfico da cidade ocorreu de maneira efetiva somente no século XIX, em especial por meio do desenvolvimento das culturas de cana-de-açúcar e algodão. A cidade de São Luís era o principal porto de exportação do algodão brasileiro para a Europa.

A decadência econômica da cidade decorreu justamente da queda dos preços do algodão no mercado internacional, em conjunto com a ampliação da oferta desse produto no mundo. Na atualidade, a cidade continua amparada economicamente no comércio de bens primários, sendo os bens agrícolas substituídos pelo comércio de bens minerais.

*Com informações do IBGE e Mundo Educação