Escola SESI abre mais de duas mil vagas para Ensino Médio com Curso Técnico do SENAI em todo o estado

0
79

As inscrições para o processo seletivo estão abertas até o dia 30 de outubro, para 16 escolas distribuídas pelo estado do Rio. Podem concorrer às vagas jovens com renda familiar mensal per capita bruta de até 1,5 salário-mínimo.

Rio de Janeiro, 10 de outubro de 2022

Jovens do estado do Rio, que estejam cursando ou tenham terminado o 9º do Ensino Fundamental, podem se candidatar ao processo seletivo de 2.200 vagas gratuitas para o Novo Ensino Médio da Escola Firjan SESI com Itinerário de Formação Técnica em parceria com a Firjan SENAI. As oportunidades estão distribuídas em 16 unidades, para aulas em turno integral em 2023. O edital completo está disponível no site da Escola Firjan SESI www.escolafirjansesi.com.br/ensinomedio e as inscrições devem ser realizadas através do mesmo, até 30 de outubro.

No ato de inscrição, os interessados devem fornecer uma autodeclaração de renda familiar per capita bruta de até 1,5 salário-mínimo (alguns candidatos são dispensados desta obrigatoriedade – confira detalhes no edital) e apresentar declaração de escolaridade ou certificado de conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental. O processo é aberto para a comunidade em geral, com prioridade de vagas para candidatos do 9º ano da Escola Firjan SESI e para dependentes de industriários ou ex-industriários (neste caso, com até três anos de desligamento da empresa até a data de publicação do edital).

Só na Região Metropolitana são ofertadas 1.200 oportunidades nas seguintes unidades: Benfica (228 vagas ampla concorrência e 12 vagas PCD); Jacarepaguá (152 vagas ampla concorrência e 8 vagas PCD); Laranjeiras (76 vagas ampla concorrência e 4 vagas PCD); Maracanã (152 vagas ampla concorrência e 8 vagas PCD); Tijuca (152 vagas ampla concorrência e 8 vagas PCD); Duque de Caxias (152 vagas ampla concorrência e 8 vagas PCD); Nova Iguaçu (76 vagas ampla concorrência e 4 vagas PCD); e São Gonçalo (152 vagas ampla concorrência e 8 vagas PCD).

E, para o interior, serão destinadas mil oportunidades, distribuídas entre as unidades de Barra do Piraí (76 vagas ampla concorrência e 4 vagas PCD); Barra Mansa (152 vagas ampla concorrência e 8 vagas PCD); Friburgo (76 vagas ampla concorrência e 4 vagas PCD) e Friburgo Espaço da Moda (38 vagas ampla concorrência e 2 vagas PCD); Macaé (152 vagas ampla concorrência e 8 vagas PCD); Petrópolis (152 vagas ampla concorrência e 8 vagas PCD); Resende (152 vagas ampla concorrência e 8 vagas PCD); Três Rios (76 vagas ampla concorrência e 4 vagas PCD); e Volta Redonda (76 vagas ampla concorrência e 4 vagas PCD).

Alexandre dos Reis, diretor executivo da Firjan SENAI SESI, destaca que a proposta da instituição é investir na formação de jovens com a perspectiva de futuro, com uma educação de qualidade, voltada para o desenvolvimento humano e tecnológico sustentável coerente com os desafios do século XXI. “A Escola Firjan SESI reforça sua proposta de formação integral, com o Novo Ensino Médio com itinerário de Formação Técnica em parceria com a Firjan SENAI, agregando a perspectiva das Áreas de Conhecimento, da Criatividade e das Tecnologias, para preparar os jovens para os desafios da cidadania, do trabalho, da inovação e da continuidade de estudos”.

O início das aulas está previsto para 6 de fevereiro de 2023. Mais informações também podem ser obtidas através do telefone 0800 0231 231.

NOVO ENSINO MÉDIO DA FIRJAN SESI COM ITINERÁRIO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM PARCERIA COM A FIRJAN SENAI

Em sintonia com a nova legislação, o Novo Ensino Médio da Firjan SESI agrega à formação geral, ancorada na Base Nacional Comum Curricular, um itinerário de formação técnica em parceria com a Firjan SENAI, com diferentes possibilidades em cada escola. Além disso, os alunos irão complementar sua formação em um itinerário integrado que traz 2 clubes de área de conhecimento a serem escolhidos a cada ano (linguagem, matemática, ciências da natureza ou ciências humanas), e opção de aulas de robótica para desenvolvimento científico, ou de arte/maker, com foco no desenvolvimento da criatividade a partir da arte contemporânea, além de oficinas extraclasse, incorporando mais cultura na educação básica.

A perspectiva é aprofundar a utilização de metodologias ativas, a pesquisa, a tecnologia, os projetos a partir de desafios reais, e enfatizar cada vez mais o protagonismo dos alunos na realização de suas escolhas com base em seus projetos de vida, desejos e potenciais.

A proposta do programa inclui, portanto, a Base Nacional Comum Curricular referente à formação geral, com 2.400 horas; o Itinerário V, referente à formação técnica, com 1.200 horas; e ainda, no mínimo, 600 horas em um itinerário integrado, que envolve as de Áreas de Conhecimento e de Inovação, totalizando 4.200 horas. O horário será integral e ainda haverá aulas aos sábados.

O Itinerário de Formação Técnica em cada escola irá oferecer ao menos duas opções, conforme sua vocação regional (conferir no edital a oferta de cada escola): Logística, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho, Mecatrônica, Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Internet das Coisas, Eletromecânica, Mecânica, Sistema de Energias Renováveis, Vestuário, Planejamento e Controle de Produção, Eletroeletrônica, Produção de Áudio e Vídeo, Computação Gráfica, Design Gráfico, Multimídia, Informática, Programação de Jogos Digitais, Manutenção Automotiva, Alimentos, Confeitaria, e Edificações.

CALENDÁRIO DO EDITAL

O edital completo está disponível no site da Escola Firjan SESI www.escolafirjansesi.com.br/ensinomedio .

As inscrições devem ser feitas até 30 de outubro apenas pelo site da escola e os candidatos têm que anexar os documentos no momento da mesma.

Cada documento anexado deve ter no máximo 1MB e ser de um dos formatos (pdf, bmp, jpeg ou jpg):

• carteira de identidade e CPF;

• declaração de escolaridade ou da declaração de conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental;

• autodeclaração de renda (exceto casos justificáveis – de acordo com o edital, que requerem, também documentação específica);

• comprovante de dependência de industriário ou ex-industriário com vínculo até três anos antes da data de publicação do edital.

Os locais de prova serão divulgados (on-line) às 13h do dia 18 de novembro. As provas serão aplicadas presencialmente no dia 26 de novembro, das 10h às 13h. É importante lembrar que os candidatos devem chegar ao local de prova até às 09h30, quando os portões serão fechados. A avaliação será composta por 50 questões objetivas de múltipla escolha, contemplando conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Fonte: Firjan