Neste sábado (20) foi celebrada a Vigília Pascal na Igreja Matriz da Paróquia Santa Teresinha em Seropédica (km 50), que é considerada a Missa mais importante da Igreja Católica, é a Missa das Missas. Esta Missa possui essa importância, pois toda a fé cristã é baseada na Ressurreição de Cristo, que venceu a morte.

A Vigília de Páscoa, também chamada de Vigília Pascal ou a Grande Vigília, é a celebração mais importante do calendário litúrgico cristão, tanto que recebe o título de Mãe de todas as vigílias, por ser a primeira celebração oficial da Ressurreição de Jesus. Historicamente, é durante essa celebração que as pessoas (especialmente adultos) são batizados e adultos catecúmenos são recebidos em plena comunhão com a Igreja. É realizada nas horas de escuridão entre pôr-do-sol no Sábado Santo e o amanhecer da Páscoa. É marcada pela primeira entoação desde o início da Quaresma do Glória e do Aleluia, uma característica litúrgica do Tempo Pascal. Do mesmo modo na Ortodoxia Oriental, a Divina Liturgia, que é celebrada durante a Vigília de Páscoa é a mais importante e elaborada do ano eclesiástico.

A Vigília Pascal foi celebrada pelo Padre Fábio de Melo (Pároco) com a participação do Diácono Paroquial Antônio Carlos.

Após a Missa, a Paróquia promoveu uma confraternização (ágape) com salgados, bolos, sucos, refrigerantes… onde todos puderam participar deste momento de alegria e partilha.

Fotos: PASCOM Paroquia Santa Teresinha (Seropédica / RJ)