O santo batismo é o fundamento de toda a vida cristã.

Foi realizado neste último sábado (7), na Paroquia Bom Pastor e Nossa Senhora de Fatima, Batismo de 21 crianças pelo Padre Gilson de Oliveira e Silva. “O Batismo é o nascimento. Como a criança que nasce depende dos pais para viver, também nós dependemos da vida que Deus nos oferece. No batismo, a Igreja reunida celebra a experiência de sermos dependentes, filhos de Deus. Por meio desse sacramento, participamos da vida de Cristo. Jesus Cristo é o grande sinal de que Deus cuida de nós”.

Quando nascemos em família católica, somos batizados ainda crianças, e depois na juventude confirmamos esse batismo através do Santo Crisma. Mas será que todos os batizados sabem o valor que tem de carregar essa marca na alma? (Esta pergunta deixo que cada responsável pela criança Batizada). Após o batismo, o espírito santo vem morar em nós, pois, nos tornamos filhos de Deus. Uma vez batizados, professamos a nossa fé.

Neste Celebração que participei, duas sobrinhas netas foram Batizadas, Manuela e Sofia, que Deus as abençoe e ilumine seus caminhos. 

O Padre dá início ao Batismo solicitando aos pais que façam o sinal da Cruz na testa das crianças. “Este gesto tem grande significação. Ele quer exprimir o primeiro encontro da criança com a fé em Jesus Cristo e na Salvação pela morte redentora do Senhor na Cruz. Porque foi pela morte dele que nos reconciliamos com o Pai Eterno e fomos inseridos na amizade da Santíssima Trindade. O Sinal da Cruz relembra está verdade histórica”.

O Padre Gilson diz: Queridos pais e mães: vocês transmitiram a vida a estas crianças e as receberam como um Dom de Deus, um verdadeiro presente.
Deus gosta de chamar a cada um pelo nome. Ele conhece cada pessoa e para cada pessoa Ele dá uma missão a realizar aqui na terra. Por isso, ao iniciar a celebração eu pergunto: Que nome vocês escolheram para seu filho (sua filha)? Cada padrinho disse o nome individualmente de cada criança.

Logo após o Sacerdote ungiu o peito das crianças com óleo, e disse: “O CRISTO SALVADOR te dê sua força. Que ela penetre em tua vida como este óleo no seu peito”. 

Dando prosseguimento ao Batismo o celebrante convida os Pais a acenderem no Círio Pascal a vela da sua criança e ele reza a oração: “Pais e Padrinhos, está luz vos é entregue para que a alimenteis. Por isso, esforçai-vos para que esta criança caminhe na vida iluminada por CRISTO, como filho da luz. Perseverando na fé, possa com todos os santos ir ao encontro do SENHOR, quando Ele vier. Recebei a luz de CRISTO!”

Logo após o Padre Gilson inicia chamando criança por criança. A madrinha conduz a criança até a pia batismal e o padre derrama, com uma jarra, a água sagrada em sua cabeça, dizendo as preces do batismo: ‘Eu te batizo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo’. Tal gesto representa vida nova e confirma que a criança está batizada.

Por fim o Padre Gilson apresenta as crianças Batizadas a Imagem de Nossa Senhora de Fatima, e rezam uma Ave Maria. A consagração à Nossa Senhora é um ato devocional.

Minhas Sobrinhas netas Sofia a esquerda e Manuela

Qual é o papel dos padrinhos?
Os padrinhos são figuras muito importantes no batismo. Eles assumem a tarefa de garantir que o iniciado seguirá seus estudos da doutrina cristão. Ou seja, é deles a responsabilidade de que a ligação dos pequenos com aquela igreja não acabe por ali. “Padrinho e madrinha devem ser cristão firmes, capazes e prontos a ajudar, o novo batizado, criança ou adulto, em sua caminhada na vida cristão.”

 

Minha Sobrinha neta Sofia